1 de 1 Claudia Leitte posa de terninho branco - Metrópoles
- Foto: Instagram/Reprodução
Claudia Leitte vem sendo duramente criticada nas redes sociais após surgir, em um vídeo, modificando a letra da música Caranguejo. A gravação é um recorte do DVD AxeMusic: Ao Vivo em Recife, lançado em 2014. No show, a cantora altera um verso da canção, substituindo o trecho que fala de Iemanjá, orixá das religiões de matriz africana, por “só louvo meu rei Yeshua”.
A canção original diz: “Maré tá cheia/Espera esvaziar/Joga flores no mar/Saudando a rainha Iemanjá”. A cantora, que já se declarou evangélica, alterou a frase para fazer referência à própria religião, usando o termo “Yeshua”, nome de Jesus em hebraico.
O vídeo repercutiu na web nos últimos dias e internautas se revoltaram e acusaram Claudia Leitte de racismo religioso e até apropriação cultural.
5 imagens
1 de 5
Isabella fazia parte do balé de Claudia Leitte
Instagram/Reprodução
2 de 5
Claudia Leitte lançou música Liquitiqui
Instagram/Reprodução
3 de 5
Claudia Leitte
Reprodução/Band
4 de 5
Claudia Leitte
Reprodução/Instagram
5 de 5
Claudia Leitte
Divulgação
“Alguém avisa essa mulher que os batuques da música dela são inspirados em pontos de Candomblé, da Umbanda e cultura afro”, escreveu um internauta no X (antigo Twitter).
“Isso aqui é um desrespeito e apropriação. Quer receber o dinheiro, a fama, mas ão quer valorizar e muito menos respeitar a origem das músicas. Se a religião dela não deixa ela falar nome de orixá, que ela pare de cantar AXÉ, que pare de lucrar com um estilo musical de matriz africana”, disse outro.