Cid Moreira será velado em duas cidades; saiba mais
Cid Moreira, ícone do telejornalismo brasileiro, morreu nesta quinta-feira (3/10), em Petrópolis, no Rio de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
Cid Moreira, que morreu nesta sexta-feira (3/10), terá seu velório realizado ainda hoje no Parque Municipal de Petrópolis, cidade onde morava. Ao final do dia, o corpo do jornalista será transferido para o Rio de Janeiro, onde será feita uma cerimônia aberta ao público no Palácio Guanabara. O sepultamento está marcado para sexta-feira (4/10) pela manhã, em Taubaté, São Paulo, sua cidade natal.
O local do enterro era um desejo do jornalista, que disse ainda em vida que gostaria de ficar ao lado da primeira esposa, Nelcy Moreira; da primeira filha, Jaciara, que morreu em 2020, aos 50 anos; e do neto, Alexandre, que morreu aos 21 anos, em 1996. Todos eles foram sepultados no interior de São Paulo.
“Ele é muito espiritualizado e tranquilo. Falar disso não era vergonha ou problema no casal. Afirmou que gostaria de ser enterrado em Taubaté. Que quer ficar perto da primeira esposa, da filha e do neto”, disse Fátima, a viúva, no programa Encontro.
Morte de Cid
O jornalista, que durante muitos anos apresentou o Jornal Nacional da TV Globo, estava internado em um hospital, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Nas últimas semanas, vinha tratando uma pneumonia, além de um problema crônico no rim. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.
“Não contei para ninguém para dar privacidade. Passamos o aniversário dele, na última quinta-feira, com ele no hospital. E ele disse: ‘Estou cansado, é muita luta. Meu corpo está cansado. Os últimos anos têm sido difíceis’”, revelou Fátima, esposa do jornalista, em entrevista a Patrícia Poeta.
Nascido em Taubaté, no interior de São Paulo, no dia 29 de setembro de 1927, Cid Moreira começou sua carreira no rádio, mas foi na televisão que encontrou seu verdadeiro palco.
Ao longo de 27 anos à frente do Jornal Nacional, Cid foi responsável por noticiar alguns dos momentos mais marcantes da história do Brasil e do mundo, desde eleições presidenciais até tragédias e grandes conquistas.