metropoles.com

Chef britânico Jamie Oliver é acusado de apropriação cultural

Os seguidores não perdoaram Jamie por ele ter lançado um produto culinário com nome de uma receita tradicional jamaicana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/CDN
Chef Jamie Olier segurando bandeja de comida
1 de 1 Chef Jamie Olier segurando bandeja de comida - Foto: Divulgação/CDN

A discussão sobre apropriação cultural estendeu-se agora para o campo da culinária. Foi o que aconteceu com o chef britânico Jamie Oliver, após ele lançar um produto chamado jerk rice. O problema é que o jerk é uma comida tradicional da Jamaica e pouco se parece com o prato criado pelo cozinheiro.

O jerk rice lançado por Jamie não contém os ingredientes-chaves para ser considerado um jerk jamaicano: pimenta-da-jamaica, açúcar mascavo e pimenta vermelha caribenha. Além disso, o preparo tradicional é uma marinada de frango que depois é grelhada.

No produto de Jamie Oliver, os ingredientes são arroz, feijão, berinjela e pimentas-jalapenhos. A descrição ainda dizia que “vai muito bem com asas de frango”.

A polêmica ficou mais grave quando a parlamentar britânica Dawn Butler compartilhou a indignação pelo produtos no Twitter. Filha de jamaicanos, ela questionou se Jamie Oliver sabe o que jerk realmente quer dizer. “Não é só uma palavra que você põe antes para vender os produtos”, criticou. “Seu jerk rice não é ok. Essa apropriação da Jamaica precisa parar”.

Reprodução/ Youtube
Em vídeo publicado em julho de 2016, o chef jamaicano Levi Roots ensinou Jamie Oliver a fazer o jerk tradicional

 

O chef jamaicano Levi Roots também desaprovou a atitude de Jamie Oliver. Ele participou do canal de Jamie no YouTube em 2016 e ensinou a receita tradicional. “Eu acredito que foi um erro de Jamie – dele ou da equipe dele. Talvez ele não esteja realmente envolvido disso”, opinou Levi Roots no programa Good Morning Britain.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?