Carta de Jackie Kennedy dando fora em pretendente vai a leilão
E você achando que era o único que fazia papel de trouxa
atualizado
Compartilhar notícia
A recém-lançada cinebiografia de Jackie Kennedy, estrelada por Natalie Portman, nos dá uma noção de como a então primeira-dama era elegante e sofisticada. Agora, quem poderia imaginar que ela usaria desses atributos para dar um fora em um pretendente?
Pois foi exatamente isso que ela fez quando um lorde resolveu cortejá-la um mês após seu casamento com Onassis e cinco anos depois do assassinato de Robert F. Kennedy.
De acordo com o New York Times, a carta com a recusa é de 1968 e foi enviada para David Ormsby Gore, amigo e confidente do presidente Kennedy. Jacqueline já tinha decidido casar-se com Aristóteles Onassis, e não parecia ver o pretendente, também conhecido como Lorde Harlech, sob uma perspectiva romântica. “Você é um irmão amado e um mentor para mim. O único espírito original que eu conheço”, escreveu Jackie.
A carta insinua a natureza polêmica de seu relacionamento com Onassis, que muitos (incluindo o próprio Ormsby) viram como uma escolha imprópria para a imagem imaculada de primeira-dama, sentença que ela rebate. “[Onassis é] solitário e quer me proteger de ficar sozinha. Ele é sábio e gentil. Só eu poderia decidir se ele estava apto para se casar comigo, e eu decidi. Eu sei que isso é uma surpresa para muitas pessoas”, ela continuou. “Mas eles veem coisas para a minha vida que eu nunca quis.”Jackie, no entanto, não foi cruel e disse que um dos motivos de declinar o matrimônio era porque Ormsby tinha muita conexão com seu passado traumático. “Se eu posso encontrar alguma cura e algum conforto tem de ser com alguém que não fez parte de todo o meu mundo de passado e dor”, escreveu ela. – “Posso achar isso agora … se o mundo deixar.”
No total, há 18 cartas manuscritas e uma carta datilografada de Jackie, bem como outros documentos como um passe permitindo sua entrada na Casa Branca em 23 de novembro de 1963 (um dia após o assassinato). Um dos documentos mais comoventes é um projeto de carta que o Sr. Ormsby Gore escreveu à Sra. Kennedy depois que ela recusou sua proposta.
“Todos os planos patéticos que eu trouxera comigo para visitas à Cirenaica e toda uma variedade de soluções para o nosso problema de casamento, incluindo um para um casamento secreto neste verão — planos que discutimos ansiosamente, calmamente e com completa franqueza como fizemos em Cabo e no Camboja – todos se tornaram lixo irrelevante para ser jogado fora dentro de algumas horas de meu desembarque em Nova York “, escreveu ele.
“Quanto à sua fotografia, choro quando olho para ela. Por que essas coisas agonizantes têm que acontecer? Onde estava a necessidade? ”
E você achando que era o único que fazia papel de trouxa.