metropoles.com
Copa do mundo 2022

Carmo Dalla Vecchia critica escolha do Catar para Copa do Mundo

O ator Carmo Dalla Vecchia publicou um vídeo no Instagram com críticas ao local que sedia a Copa do Mundo 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/TV Globo
Foto colorida de Carmo Dalla Vecchia - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Carmo Dalla Vecchia - Metrópoles - Foto: Divulgação/TV Globo

Carmo Dalla Vecchia compartilhou um vídeo com críticas à Federação Internacional de Futebol (Fifa) pela escolha do Catar para a Copa do Mundo 2022. O ator, que é homossexual, enfatizou o fato do país ser contra pessoas LGBTI+.

“Você iria a uma festa onde não é bem-vindo? Onde pessoas como você não são bem-vindas? E se o anfitrião dessa mesma festa te tolerasse, te suportasse, desde que você se condicionasse ao que ele chama de cultura? E se você soubesse que, antes de chegar e após sair desta mesma festa, irão hostilizar pessoas por amarem do mesmo jeito que você ama?”, começou o artista, que é casado com João Emanuel Carneiro. 

4 imagens
Carmo Dalla Vecchia
O galã mostrou que interage com os fãs
Carmo Dalla Vecchia interpreta Alfredo, marido apaixonado de Pat (Paolla Oliveira), em Cara e Coragem
1 de 4

Carmo Dalla Vecchia com o filho, Pedro

Foto: Instagram/Reprodução
2 de 4

Carmo Dalla Vecchia

Reprodução/Gshow
3 de 4

O galã mostrou que interage com os fãs

Divulgação
4 de 4

Carmo Dalla Vecchia interpreta Alfredo, marido apaixonado de Pat (Paolla Oliveira), em Cara e Coragem

TV Globo/Fabio Rocha

Ele seguiu afirmando que é isso que acontece no mundial sediado no Oriente Médio pela primeira vez. “O embaixador da Copa, o ex-jogador Khalid Salman, considera que homossexuais, como eu, têm danos mentais. Ou seja, ser gay, lésbica, transexual, no Catar, dá cadeia e é altamente reprimido.”

No país, a relação sexual entre homens é proibida por lei e pode render pena de oito anos de prisão e até de morte, mas não há nada específico sobre relações entre mulheres. Além disso, existem penalidades para homens que “instiguem” ou “induzam” outros homens a cometerem o que eles consideram “imoralidades”.

Com base nas políticas do país, o artista levantou alguns questionamentos: “O futebol não deveria ser um esporte democrático, popular e inclusivo? Por que realizá-lo em um lugar oposto a todos esses conceitos?”. Além disso, ele ressaltou que a “cultura deveria unir povos e pessoas” e que “morte e maus tratos pela diferença” são crimes. “Por que a Fifa permitiu um evento desse tamanho em um país onde não nos aceitam?”, perguntou o ator.

Críticas à Copa do Mundo

Essa não é a primeira vez que alguém se manifesta contra a escolha da Fifa para o local sede do mundial deste ano. Artistas como Rod Stewart negaram apresentação no Catar por serem contrários às práticas do país.

Além disso, aqueles que aceitaram, como Ludmilla, Robbie Williams e Calvin Harris, receberam forte repúdio do público. Quando a esposa da ex-BBB Brunna Gonçalves anunciou a apresentação no país, muitos internautas logo se posicionaram contra.

“Aí não né, pra quem se diz defensora dos direitos das mulheres e das pessoas LGBTQIA+, cantar em um país onde a homossexualidade é crime e mulheres quase não tem direitos algum. No fim das contas, dinheiro em primeiro lugar e os ideais é só para inglês ver”, detonou um usuário do Twitter.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?