metropoles.com

Carlinhos Brown lamenta morte de Sergio Mendes: “Vai deixar saudade”

Sergio Mendes, o lendário pianista e um dos maiores nomes da bossa nova, morreu nesta sexta-feira (6/9) em Los Angeles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto em preto e branco de Carlinhos Brown e Sergio Mendes - Metrópoles
1 de 1 Foto em preto e branco de Carlinhos Brown e Sergio Mendes - Metrópoles - Foto: null

Sérgio Mendes, o lendário pianista e um dos maiores nomes da bossa nova, faleceu nesta sexta-feira (6/9). Entre os artistas profundamente marcados pela obra de Mendes, o baiano Carlinhos Brown se destaca. O cantor falou em um depoimento emocionado, enviado ao Metrópoles, sobre a influência do músico em sua carreira. “Ele vai deixar bastante saudade, mas deixa um legado brilhante”, afirma Brown.

“Minha curiosidade e busca em aprender com músicos de qualidade me levaram a conhecer Sérgio Mendes através de seus álbuns. Eu já o admirava muito, junto a outros ídolos dele que eram meus também, como Johnny Alf e outros tantos grandes nomes. Afinal, é o brasileiro que tocou com Frank Sinatra, que gravou com Sarah Vaughan, Stevie Wonder e que sempre teve um pensamento jovem sobre a música. Ele lidava com a música como um adolescente, sempre em busca de descobertas”, disse o músico baiano.

O encontro entre os dois artistas aconteceu de forma inesperada, mas marcou o início de uma colaboração histórica. Brown contou que foi Mendes quem tomou a iniciativa para conhecê-lo: “A vida me trouxe Sérgio. Sua chegada começou através de um telefonema. Ele pediu para Meia-Noite (amigo músico) nos apresentar, e quando liguei para ele, foi muito solícito. Eu cantei a música Magalenha e comentei sobre Mas que Nada, de Ben Jor, e em uma semana tive o prazer de conhecê-lo. Ele veio ao nosso bairro, o Candeal, em Salvador, Bahia, e nós gravamos o primeiro álbum, Brasileiro, que tem a canção ‘Magalenha’, que levou o Grammy de Música Brasileira, ao lado de Ivan Lins, Guinga e Hermeto.”

3 imagens
Sérgio Mendes
Sérgio Mendes
1 de 3

Carlinhos Brown

Betsul/Reprodução
2 de 3

Sérgio Mendes

GettyImages
3 de 3

Sérgio Mendes

GettyImages

Com uma carreira repleta de momentos inesquecíveis ao lado do amigo e mentor, Brown destacou a jovialidade e a busca incessante de Mendes pelo novo. “Tenho lembranças de que, quando eu ia fazer as gravações, Sérgio estava sempre ouvindo rádio de música jovem. ‘O que eu já vivi é bom e eu guardo bastante, mas eu me interesso pelo que está sendo feito de novo, isso me alimenta e faz com que eu melhore tudo em mim’, dizia. Ele tinha essa alma boa”.

Em suas palavras de despedida, Brown exaltou a conexão espiritual de Mendes e a crença que o guiava. “Sua partida se dá em uma sexta-feira, dia de Oxalá, a quem sua crença se fortalecia. Que ele mesmo seja uma luz junto a Deus. Que todos os espíritos de luz conduzam esse homem tão especial, tão inspirado. Oxalá Beô, Sérgio Mendes, Emoriô, até um dia.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?