Cantora do Quarteto em Cy, Cynara Faria morre aos 78 anos
Cynara Faria criou o grupo Quarteto em Cy com as três irmãs em 1964. Ela estava internada no Rio de Janeiro e morreu nesta terça (11/4)
atualizado
Compartilhar notícia
A cantora Cynara de Sá Leite Faria morreu nesta terça-feira (11/4), aos 78 anos, no Rio de Janeiro. Ela foi a criadora do Quarteto em Cy, formado em 1964 por ela e suas três irmãs: Cyva, Cybele e Cylene.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo, ela morreu de insuficiência respiratória. Cynara teve complicações na recuperação de uma cirurgia para reparar o fêmur e estava internada com pneumonia no Prontocor da Tijuca.
A morte também foi confirmada pelo perfil do grupo no Instagram. “Foi uma jornada musical incrível, de muitos projetos, principalmente, pela família, que foi algo sagrado para ela. Cynara deixa três filhos, João, Irene e Francisco; quatro netos, Alice, Chiquinho, Tom e Vinícius e duas irmãs em Cy, Cyva e Cilene”, diz um trecho.
O velório da artista está marcado para esta quarta-feira (12/4), a partir das 13h, na capela nove do Cemitério São João Batista, localizado no bairro carioca Botafogo. O enterro será às 16h.
Quarteto em Cy
Cynara cantou com as irmãs pela primeira vez no Bottles Bar, localizado no Beco das Garrafas, em junho de 1964. Nesse ano, elas gravaram o primeiro LP autointitulado e em 1965 participaram no Afro-sambas com Vinicius de Moraes e Baden Powell. Mas a parceria familiar não durou muito.
Em 1966, Regina Werneck substituiu Cylene e o Quarteto em Cy viajou para os Estados Unidos, onde passou a se chamar Girls From Bahia. Fora do Brasil, elas gravaram novos LPs, participaram de programas de TV e fizeram shows pelo país.
Cynara deixou o grupo em 1968, junto com a irmã Cybele, com quem gravou um LP em dupla. Mas retornou em 1972, para uma nova versão formada com Cyva, Sônia e Dorinha Tapajós.