Bailarina de Iza detona Gianecchini por dançar Vogue: “Apropriação”
Makayla Sabino apontou apropriação por parte de Gianecchini da cultura Vogue e mostrou revolta por elogios de outros bailarinos
atualizado
Compartilhar notícia
Makayla Sabino, bailarina trans da cantora Iza, criticou o ator Reynaldo Gianecchini após um vídeo onde ele dança Vogue. De acordo com a dançarina, “as pessoas estão se apropriando” do estilo de dança, mas “não estão pagando”.
“Não está errado ele [Gianecchini] querer aprender e estudar, mas está errado a forma como aconteceu. A pessoa que deu aula para ele ou montou aquela sequência não sabe absolutamente nada da cultura ballroom, que foi criado por e para pessoas trans e pretas”, desabafou.
Makayla ainda pontuou: “Uma pessoa cis e branca jamais conseguirá lhe passar a realidade e vivência desses movimentos, ela mesmo deveria ter esse senso. Não sabe que Madonna foi uma pessoa que se apropriou da cultura. É muito ruim ver isso sendo compartilhado como forma positiva”.
A bailarina ainda comentou que “as pessoas aplaudem o errado” e deixou claro que o ataque não era direcionado ao ator, mas sim ao profissional que o ensinou a dançar Vogue.
“Não estou falando do Reynaldo em específico. Falo muito mais de uma profissional que dá uma aula daquela. Porque ele, talvez, está ali num momento de trabalho dele. Aí vocês falam porque bailarino não é valorizado”, disse.
Vídeo de Reynaldo
No vídeo em questão, Gianecchini apareceu dançando vogue nos bastidores de Priscilla: A Rainha do Deserto. O ator vai viver uma drag queen no espetáculo.
“É Vogue que vocês querem? Tbt [throwback thursday, em inglês] das minhas primeiras aulas e coreografia com a mestra Mari Barros, que é a coreografa de ‘Priscilla: A Rainha do Deserto’. Fazer uma drag tem sido um desafio gigante e que bom poder contar com tantos profissionais incríveis! Venham ver, tá muito lindo tudo!”, disse ele na legenda.
Veja:
Ver essa foto no Instagram