metropoles.com

Atriz de filme vencedor do Oscar é presa por apoiar protestos no Irã

A atriz Taraneh Alidootsi estrelou o filme O Apartamento e foi presa no Irã após usar as redes sociais para apoiar os protestos populares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Atriz Taraneh Alidootsi. Ela usa uma burca vermelha, tem pele clara e cabelo preto - Metrópoles
1 de 1 Atriz Taraneh Alidootsi. Ela usa uma burca vermelha, tem pele clara e cabelo preto - Metrópoles - Foto: Reprodução

A atriz Taraneh Alidootsi, conhecida por estrelar o filme O Apartamento, foi presa no Irã após apoiar os protestos populares contra o governo do país. A informação é da mídia estatal IRNA, repercutida pelo The Hollywood Reporter.

Segundo a notícia original, Alidootsi foi presa após postar no Instagram uma expressão de apoio a Mohsen Shekari, o primeiro homem executado no Irã por supostos crimes cometidos durante os protestos.

3 imagens
Taraneh Alidootsi
Celebridades protestam por iraniana morta
1 de 3

Manifestação em Roma contra a morte de Mahsa Amini, mulher que morreu sob custódia policial no Irã

Andrea Ronchini/NurPhoto via Getty Images
2 de 3

Taraneh Alidootsi

Reprodução
3 de 3

Celebridades protestam por iraniana morta

Foto: Reprodução

De acordo com a polícia iraniana, a atriz “não conseguiu produzir documentos” que sustentassem as acusações contra o governo. As autoridades ainda afirmaram que muitas outras celebridades iranianas haviam sido “convocadas pelo judiciário por postar conteúdo provocativo”, embora não tenham dado mais detalhes.

Além de O Apartamento, que venceu o Oscar de melhor filme internacional pelo Irã, Alidootsi também apareceu em outros filmes do cineasta Asghar Farhadi, como Quarta-Feira de Fogos de Artifício (2006) e Procurando Elly (2009).

Protestos

O país enfrenta uma forte onda de protestos desde a morte da jovem curda Mahsa Amini, 22 anos, em setembro. Ela havia sido presa pelos policiais por desrespeitar o uso obrigatório do véu islâmico.

O Ministério do Interior iraniano comunicou que houve mais de 300 mortes desde o início das manifestações. Entre as vítimas, estão agentes das forças de segurança, manifestantes e participantes de grupos armados considerados contrarrevolucionários.

As autoridades, que se referem às manifestações como “distúrbios”, acusam com frequência os Estados Unidos e aliados ocidentais, assim como grupos curdos no exterior, de estimular o movimento de protestos sem precedentes.

Em novembro, as atrizes Hengameh Ghaziani e Katayoun Riahi e o jogador do futebol Voria Ghafouri foram presos por apoiar os protestos. Atualmente eles se encontram em liberdade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?