Ator opina sobre participação de trans em provas esportivas
Transsexual, Dante Oliver falou sobre o assunto que tem despertado polêmica
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado conservador e ex-atleta Maurício Souza encaminhou uma carta ao Ministério do Esporte pendindo que atletas trnas não possam participar de competições esportivas. O tema gerou debates nas redes sociais e motivou o posicionamento do ator trans Dante Oliver.
Surpreendendo algumas pessoas, Dante disse não discordar integralmente da proibição.
“De fato é necessário um estudo mais aprofundado sobre pessoas trans no esporte para termos uma regulamentação. É preciso ter senso de igualdade, de equilíbrio – já existem divisões por gênero e categorias (como peso, no caso de lutas), justamente porque, por questões biológicas, físicas, químicas, o sexo masculino e o sexo feminio têm potências diferentes”, comentou
Faz anos que essa discussão existe, se homens têm mais vantagens físicas e biológicas que a mulher. Há tempos existem exames, checagens que comprovam o sexo. Nessa de checar, aconteceram erros também. Há histórico de mulheres intersexo que não sabiam e perderam medalhas, perderam permissão para parrticipar do esporte. Outras que apresentam síndromes, como mulheres com cromossomos masculinos e homens que apresentam cromossomos femininos. Teve uma bagunça na checagem cromossômica dos atletas”, conta ele. “Essa discussão é bem política”, completou.