metropoles.com

Ator Danny Glover visita terreiro de candomblé em Planaltina

Casado com brasileira professora da UnB, ator de “Máquina Mortífera” e “Predador 2” conheceu um pouco da cultura negra e experimentou comida baiana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chaya Dechem/ Divulgação
WhatsApp-Image-20160621 (6)
1 de 1 WhatsApp-Image-20160621 (6) - Foto: Chaya Dechem/ Divulgação

Conhecido por seus papéis em “Máquina Mortífera”,  “Predador 2”, “Jogos Mortais” e tantos outros, o ator americano Danny Glover, 69 anos, passou pela capital federal nessa segunda-feira (20/6). Durante o dia, ele visitou a presidente afastada Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada para mostrar apoio à petista  — Glover também já se manifestou favorável às políticas do ex-presidente Lula.

Em seguida, ele esteve no terreiro de candomblé Ilê Odé Axé Opô Inlé (que significa “A Casa do Caçador”), que funciona desde 1993 em Planaltina. Casado com a brasileira Eliane Cavalleiro, ex-professora da Universidade de Brasília (UnB), que é filha de santo do terreiro, Danny foi à convite da mulher conhecer a cultura, religião, gastronomia e riquezas da cultura negra.

“Ele veio à noite e conheceu o acarajé, comidas baianas, adorou. Também ficou sabendo que seu orixá é Oxóssi, da prosperidade e da fartura. Então, entregamos um colar de miçangas confeccionando especialmente para ele e também recebeu um toque especial através dos atabaques. Fizemos a dança do orixá dele, que até então ele não conhecia, e após o jantar o grupo de pé Omóayó, composto por pessoas da comunidade, fez uma apresentação”, detalha o sacerdote guardião do terreiro, Pai Aurélio de Odé.

O norte-americano teria se emocionado com a sintonia das crianças e dos idosos durante a apresentação. De acordo com o Pai Aurélio de Odé, mesmo ainda em recuperação de uma cirurgia no joelho, Glover balançava as pernas e disse que o som era “arrepiante”.

Nesta terça-feira (21/6), a esposa do ator enviou uma nota de agradecimento em nome do marido, onde fez questão de comentar o carinho da comunidade.

“Ele é muito humano, atencioso e está envolvido na luta contra o preconceito, na luta pela diversidade”, disse  Pai Aurélio de Odé.

4 imagens
1 de 4

Chaya Dechem/ Divulgação
2 de 4

Chaya Dechem/ Divulgação
3 de 4

Chaya Dechem/ Divulgação
4 de 4

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?