Antes de dupla com Ralf, Chrystian ficou famoso como Zezinho: entenda
O cantor Chrystian, que morreu nessa quarta-feira (19/6), após passar mal, dedicou mais de 60 anos para música
atualizado
Compartilhar notícia
Chrystian morreu nessa quarta-feira (19/6), aos 67 anos. Destes, mais de 60 foram dedicados à música, com o cantor começando a fazer sucesso ainda aos 6 anos de idade. Entretanto, na época, ele atuava como Zezinho, apelido carinhoso para José Pereira da Silva Neto, seu nome de batismo.
Ainda muito novo, o artista performou no Clube de Anhangüera Mirim, comandado por Magda Santos, na TV Anhanguera. O jovenzinho, que ganhou o público com seu carisma, foi presenteado com um programa só seu no ano seguinte, chamado Pinguinho de Gente.
Ainda na década de 60, ele ganhou, como prêmio, a gravação de um disco em São Paulo. Entretanto, o projeto nunca saiu do papel. O cantor, ao contrário do que se imagina, levava a história com bom humor e conversava sobre a situação em entrevista. Chrystian, entretanto, revelou que fez um “compacto simples”, álbum com duas faixas, Trenzinho triste e Garotinho Mau.
Ele deixou Goiânia e foi para São Paulo em busca de mais oportunidades artísticas, em decisão feita por seu pai. A mudança de nome veio nos anos 70, quando gravadoras determinaram que ele deveria ter uma identidade norte-americana, com o argumento de que se tornaria um sucesso mais rápido pelo mercado fonográfico, que era dominado por canções em inglês.
Morre cantor Chrystian, da dupla com o irmão Ralf, aos 67 anos
Morreu no fim da noite de quarta-feira (19/6) o cantor Chrystian, que fazia dupla com o irmão Ralf. Ele foi levado às pressas para um hospital em São Paulo, depois de passar mal em casa. O quadro do artista de 67 anos teria sido considerado grave e, por isso, ele foi levado por um helicóptero da Polícia Militar ao centro médico.
Segundo a assessoria do cantor, Chrystian tinha sido diagnosticado “com uma condição médica que exige repouso imediato e tratamento especializado”.
O velório de Chrystian será nesta quinta-feira (20/6), no Cerimonial Ossel, em São Caetano do Sul. A cerimônia, aberta ao público, acontece das 11h às 16h, enquanto o sepultamento está marcado para 17h.
Apesar de a causa da morte não ter sido divulgada, o artista tinha uma condição genética chamada rim policístico. Por conta da doença, passaria por um transplante no fim do ano. O órgão seria doado pela esposa dele, Key Vieira.
A data da cirurgia, que aconteceria no dia 11 de março deste ano, foi reagendada para o fim de 2024, devido alguns problemas de saúde do cantor. Ele retornaria às atividades em 20 de abril.
Em fevereiro deste ano, Chrystian foi hospitalizado para exames pré-operatórios. Rim policístico é um distúrbio hereditário em que grupos de cistos se desenvolvem nos rins. O último show dele foi no dia 15 de junho, na cidade de Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul.
Antes, em 1º de março, o artista usou as redes sociais para atualizar seu estado de saúde após ter transplante adiado. Ele precisou realizar um procedimento para restaurar o fluxo sanguíneo na artéria coronária, que acabou impossibilitando a cirurgia.
“Oi, gente, estou passando aqui para deixar todos os meus fãs, amigos e contratantes tranquilos. Estou me sentindo muito bem. A cirurgia que eu ia fazer dia 11 foi adiada para o final do ano, porque tive que colocar dois stents no coração”, comunicou o cantor.
E deixou claro que iria cumprir até o fim todos os seus compromissos profissionais. “Quero, de qualquer maneira, cumprir a agenda de shows e compromissos. Fiquem tranquilos que estou me sentindo muito bem com a proteção divina e da minha amada”, concluiu, ao se referir à esposa.
Confira a nota da família de Chrystian
“Com imenso pesar, a família e a equipe de Chrystian, comunicam o falecimento do nosso querido esposo, pai e artista, ocorrido no Hospital Samaritano, em São Paulo.
Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos.
Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil.
Ao longo de sua trajetória, Chrystian esteve sempre na estrada, compartilhando seu talento e carisma em incontáveis shows, onde conquistou e encantou gerações de admiradores.
Neste momento de profunda dor, encontramos consolo nas memórias dos momentos felizes e nas canções que ele nos deixou.
Agradecemos de coração todo o apoio, carinho e respeito que recebemos dos fãs, amigos e colegas de profissão.
Chrystian viverá para sempre em nossos corações e através de sua música, que continuará a inspirar e emocionar a todos.
Com amor e saudades
Esposa e Filhos.”