metropoles.com

Angélica e Luciano Huck lamentam morte de Abilio Diniz: “Um pai”

O empresário Abilio Diniz tratava um quadro de pneumonia e morreu na noite desse domingo (18/2), em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geyse Diniz, Abilio Diniz, Angelica e Luciano Huck
1 de 1 Geyse Diniz, Abilio Diniz, Angelica e Luciano Huck - Foto: null

Angélica e Luciano Huck usaram uma rede social para prestar uma última homenagem ao empresário Abilio Diniz. O fundador do Grupo Pão de Açúcar morreu na noite desse domingo (18/2), aos 87 anos. Ele estava internado no hospital Albert Einstein para tratar uma pneumonia. 

“É com o coração partido que dizemos adeus ao grande Abilio Diniz. Ele foi mais do que um líder. Foi um pai, um amigo e um verdadeiro inspirador para todos nós”, escreveu Angélica na legenda de uma foto na qual estava ao lado do marido, Huck, de Abilio e da viúva do empresário, Geyze Diniz.

7 imagens
O empresário Abilio Diniz, morto em SP aos 87 anos
Brasil, São Paulo, SP, 04/12/2017. Retrato do empresário  Abílio Diniz durante entrevista na sede da empresa Península Participações, em São Paulo. - Crédito:Amanda Perobelli/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:216224
Angélica
Angélica
Luciano Huck
1 de 7

O empresário Abilio Diniz, morto em SP aos 87 anos

Reprodução/Redes Sociais
2 de 7

O empresário Abilio Diniz, morto em SP aos 87 anos

Reprodução/Redes Sociais
3 de 7

Brasil, São Paulo, SP, 04/12/2017. Retrato do empresário Abílio Diniz durante entrevista na sede da empresa Península Participações, em São Paulo. - Crédito:Amanda Perobelli/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:216224

Amanda Perobelli/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
4 de 7

Angélica

Instagram/Reprodução
5 de 7

Angélica

Reprodução/Instagram
6 de 7

Luciano Huck

Reprodução
7 de 7

Luciano Huck é apresentador do Domingão

Reprodução/Internet

Na publicação, a loira destacou os legados deixados pelo amigo e garantiu que sempre lembrarão dele. “Abilio deixou um legado de paixão, força e lições valiosas sobre a vida e como viver bem. Ele nos mostrou o poder da determinação e do amor pelas pessoas. Sua memória e suas histórias vão continuar nos inspirando todos os dias. Vamos sentir muito sua falta!”

Quem também abriu o coração para se despedir e lamentar a morte do empresário foi Luciano Huck. No texto que acompanha uma foto dos dois juntos, o apresentador reconhece que o amigo era mestre em construir memórias. 

“Além de empreendedor competente e corajoso, empresário de sucesso, brasileiro preocupado com o Brasil, filantropo, pai e marido presente, ele era o pai do meu melhor e mais longevo amigo. Convivi com o Bilo desde os meus 8 anos de idade, ele me viu crescer e sempre vibrou muito com as minhas conquistas”, contou o comandante do Domingão com Huck. 

Ele lembrou ainda que acompanhou grande parte das mudanças na vida de Abilio. “O tempo e o amor fizeram o empresário implacável, com punhos e nervos de aço, se transformar em um homem atencioso, carinhoso, presente, que, mesmo gostando de falar, aprendeu a ouvir. Um homem apaixonado pela vida, pela família, pelos amigos, pelo São Paulo [Futebol Clube]. Vá em paz, meu amado amigo. O João está te esperando”, finalizou Luciano, com referência ao filho de Diniz que morreu em 2022.  

Abilio Diniz morre aos 87 anos

O empresário Abilio Diniz morreu na noite deste domingo (18/2), aos 87 anos. Ele estava internado no hospital Albert Einstein, na capital paulista, há mais de duas semanas, tratando uma pneumonia. A informação foi confirmada pela família.

“É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece todas as mensagens de apoio e carinho”, diz a família em nota.

Ex-sócio do Grupo Pão de Açúcar (GPA), do qual foi fundador, e com patrimônio estimado em R$ 12 bilhões, Abilio Diniz era vice-presidente do conselho administrativo do Carrefour no Brasil, fez parte da antiga Via Varejo (atual Grupo Casas Bahia) e foi um dos empresários mais conhecidos do país.

Conselheiro político de presidentes e ex-presidente da BRF, Abilio Diniz era torcedor fanático do São Paulo e foi, inclusive, membro do Conselho Consultivo do clube. Envolvido com esportes desde criança, fundou o Audax.

Era pai de seis filhos, quatro deles do primeiro casamento e os dois mais novos com a atual esposa. Em agosto de 2022, perdeu o filho João Paulo Diniz, morto após um infarto aos 58 anos.

História no varejo

Filho mais velho de Valentim Diniz, imigrante português, com a brasileira Floripes Pires, Abilio nasceu em 28 de dezembro de 1936, em São Paulo, e fez carreira no setor de varejo, trabalhando com o pai em um mercado fundado por ambos, que depois se tornaria a rede de supermercados Pão de Açúcar.

Em seu site, Abilio citou três episódios que o marcaram negativamente, entre as décadas de 1980 e 1990: a briga com os irmãos pelo controle acionário do GPA, o seu sequestro e a quase falência do grupo.

Valentim Diniz havia deixado a maior parte das ações do GPA para Abilio, em uma divisão que, segundo o empresário, considerava o envolvimento de cada um dos seis filhos com os negócios. Os irmãos e a mãe questionaram a partilha em um processo que se arrastou por anos na Justiça e só chegou ao fim em 1994, quando houve um acordo para que Abilio mantivesse o controle da companhia.

Durante o período de disputa, no entanto, a empresa quase foi à falência e adotou um sistema de cortes para se manter em pé. Somente em 1995, já estabilizada, fez sua estreia na Bolsa de Valores de Nova York após um acordo com a rede francesa Casino, a quem cedeu o controle do grupo em 2013.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?