Ana Maria Braga presta homenagem a Silvio Luiz: “Brilhante”
Durante o Mais Você, da Globo, Ana Maria Braga aproveitou para lamentar a morte do narrador Silvio Luiz
atualizado
Compartilhar notícia
Silvio Luiz morreu na manhã desta quinta-feira (16/5), após ficar intubado e em coma induzido em um hospital de São Paulo. Ana Maria Braga aproveitou o Mais Você, da Globo, para prestar uma homenagem ao narrador.
“Ele estava com 89 anos. Ele tinha sofrido um derrame durante uma transmissão esportiva [no dia 7 de abril]. Foi internado no sábado (11), intubado e ficou em coma induzido”, declarou a apresentadora.
Na sequência, ela lamentou a morte do jornalista esportivo. “Eu queria mandar meu abraço carinhoso aos amigos e aos familiares do brilhante Silvio Luiz. Que descanse em paz”, completou.
Louro Mané também se mostrou triste com a notícia. Enquanto Namaria falava sobre Silvio Luiz, foto antigas do narrador apareciam no telão.
Quem era Silvio Luiz, narrador esportivo do “de olho no lance”
Um dia de luto para o jornalismo esportivo, com a perda de grandes nomes, entre eles Silvio Luiz, consagrado narrador que vinha enfrentando sérios problemas de saúde desde que passou mal no trabalho, enquanto fazia ao vivo a transmissão da final do Campeonato Paulista, no dia 7 abril. Em julho, ele completaria 90 anos.
Silvio Luiz foi o criador de bordões inesquecíveis, que atravessaram gerações no esporte. “Pelas barbas do profeta”, gritava quando algum lance o impressionava. Outra frase característica era “pelo amor dos meus meus filhinhos”. Mas a marca registrada do locutor era “de olho no lance”, com a ênfase na última vogal com sua inesquecível voz rouca.
De ator a jornalista esportivo
Nascido em 14 de julho de 1934, em São Paulo, e descendente de espanhóis, Silvio Luiz Peres Machado de Souza iniciou sua trajetória profissional como ator, destacando-se nas décadas de 1950 e 1960 em produções como as novelas “Éramos Seis” e “Cela da Morte”, na TV Record, mesma emissora pela qual fez a sua última transmissão.
Paralelamente, já demonstrava sua inclinação para o jornalismo esportivo, pelo qual foi reconhecido com o prêmio Roquete Pinto.
Em 1965, Silvio se formou árbitro de futebol, uma experiência que o aproximou ainda mais do universo esportivo. Ele se tornou repórter de campo aos 17 anos, pela emissora TV Paulista, em 1952, e passou a ser narrador na década de 70, quando substituiu Geraldo José de Almeida, que havia falecido.
Sua jornada como locutor e diretor de programação na TV Record marcou uma era na televisão brasileira. E consolidou sua reputação como uma das vozes mais icônicas do esporte no país.
Ao longo de sua carreira, Silvio Luiz passou por diversas emissoras de televisão e rádio, deixando sua marca na TV Paulista, Rádio Bandeirantes, Rádio Record, TV Excelsior, SBT, RedeTV! e Band. Por onde quer que estivesse trabalhando, Silvio era acompanhado com muito carinho pelos fãs do esporte.
Seu último trabalho como comentarista esportivo foi no programa “Confira Comigo no Replay”, do R7 Esportes, onde compartilhava sua experiência e paixão pelo esporte com o público. Em 2022, retornou às transmissões esportivas a convite da Record, narrando o Paulistão nas plataformas digitais da emissora, ao lado dos humoristas Bola e Carioca.