Saiba como transformar a parede na protagonista do lar
Não se pode neglicenciar um dos espaços mais representativos de qualquer casa
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das minhas convicções pessoais dentro do design de interiores é que as paredes são as protagonistas da casa. Não digo que estão sozinhas nesse papel principal mas, sem pensar cuidadosamente nelas, o projeto fica incompleto, inacabado. A casa fica sem tempero. Os ambientes, sem alma.
E, para o meu sofrimento, é comum que o projeto empaque justamente na hora de decorar as paredes. Investe-se tanto em revestimentos, acabamentos e móveis que, muitas vezes, é justamente na hora de vestir as paredes de ideias e formas que o orçamento aperta. E a casa fica com jeito de que falta algo.
Daí uma outra convicção: decorar paredes pede paciência. Especialmente quando se trata de decorá-las com quadros e enfeites que serão pendurados. Comprar tudo de uma vez só funciona, mas perde-se aquela autenticidade que só o garimpo da vida, das viagens, das lembranças colecionadas traz.
O que não quer dizer que se esse garimpo não foi feito não exista salvação imediata para a parede. Pinturas, revestimentos, colagens, entre tantas ideias, podem ser a carta na manga pra criar ambientes lindos.
O que é certo aqui é que quando finalmente chega a hora de transformá-las, a diferença no clima da casa, na satisfação dos moradores, na personalidade do lar, é gritante. Algumas dicas:
- – Não caia na tentação de aproveitar preços absurdamente baratos na hora de emoldurar quadro. A qualidade e o bom gosto são decisivos na aparência final da parede. Invista em molduras de madeira, molduras caixa, paspatur (do frânces passe-partout) e afins. Eles valorizam a imagem emoldurada e a própria decoração da casa.
- – Ainda sobre paredes de quadros: evite tematizar demais. Só posters de filmes, frases, bandas ou de uma loja só. A variedade de temas e, especialmente, de formatos e tamanhos é uma forma de dar uma certa naturalidade ao espaço. Misture fotos artística com pinturas, posters, placas, etc.
- – Se vai investir em cores ou revestimentos, escolha um bom profissional para fazê-lo. Se quiser pôr a mão na massa, pesquise muito antes de encarar o desafio. Uma parede mal pintada ou um revestimento mal assentado pode ser pior do que uma parede branca e vazia.
– Estantes são soluções inteligentes para paredes vazias. Comportam livros, enfeites, plantas e quadros. Abuse dessa ideia.