metropoles.com

Relembre as tendências que eram cafonas e agora estão na moda

Como o ciclo da moda trouxe de volta itens que estavam totalmente esquecidos há dez anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
011-600×577
1 de 1 011-600×577 - Foto: Reprodução

As tendências da moda são cíclicas. Vivem em um looping eterno de uso e desuso criado pelo mercado. A cintura alta era regra nos anos 1990, mas se tornou um horror no começo do novo milênio. Hoje, de volta aos holofotes, virou indispensável no guarda-roupa. Nessa rotina, inevitavelmente, a cafonice vem e volta também: a moda de hoje é o brega de amanhã.

No design, a lógica é a mesma. Quem não se lembra daquela vizinha, lá no começo dos anos 1990, que tinha uma coleção de violetas e samambaias? Uma década depois, as plantas eram itens raros nas decorações descoladas das capas de revista. Em 2018, as samambaias, violetas e plantas em geral são indispensáveis no design. Uma necessidade pulsante dos interiores do mundo moderno que precisa trazer para dentro a sensação de estar vivendo o mundo lá fora.

Outro item que tinha sido eliminado da decoração eram os crochês. Sabe aquele paninho que a avó deixava sobre a televisão? Ou aquele mais rebuscado na mesa de jantar? Brega pelos últimos vinte anos. Agora, o trançado virou item nobre do mercado de design, em colchas e almofadas na casa dos mais moderninhos.

Lembrancinhas de viagem. Uma heresia da decoração de 10 anos atrás. Hoje, se tornou troféu de viciados em vivências ao redor do mundo. É claro que a brincadeira se refinou e ganhou contornos mais sérios. Se antes o turista trazia miniaturas e inofensivos imãs de geladeira, agora vale importar esculturas, cerâmicas, gravuras, luminárias, tecidos e o que mais couber na mala.

Barzinhos eram puro status nos anos 1990. Aquele movelzão de Mogno envernizado ostentando garrafas bacanas e coleções de taças encaixadas em fileiras na prateleira. Mais de 20 anos depois a área para drinques voltou reinventa. Em carrinhos de ferro, madeira, sobre buffets ou aparadores. Vale tudo para exibir as bebidinhas para as visitas.

Cadeiras de palha são um item clássico da casa do parentes mais velhos. Aquela de balanço ou uma thonet cuja trama sempre estava prestes a se desfazer. Esse estilo sumiu completamente da decoração contemporânea por mais de duas décadas. Agora, são as queridinhas do mercado, em versões mais modernas e arrojadas. Vale também resgatar peças originais e levar o clima vintage para dentro da sala.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?