Os tipos de minimalistas: em qual você se encaixa?
A nova leva de pessoas buscando a tendência quer um toque mais escandinavo de design
atualizado
Compartilhar notícia
O minimalismo na arquitetura de interiores perdeu o foco. O que era, no início, um projeto não só para a casa, mas um estilo de vida onde o objetivo era ter menos posses, criar espaços – e uma rotina – mais livre e descomplicada, se tornou uma ideia pouco levada a sério.
Mesmo que muitos vivam a “filosofia” de ambientes sem ruídos visuais, iluminados, com livre circulação, onde se possui o mínimo, a nova leva de pessoas buscando o minimalismo quer um toque mais escandinavo de design, distante do modo de existência preconizado por Mies Van der Rohe.
O arquiteto em questão, icônico autor da frase “menos é mais”, mal podia imaginar que suas ideias ganhariam, 100 anos depois, novas nuances, muitas vezes pouco ligadas à ideia de liberdade e da própria elegância e responsabilidade social e ecológica em se ter menos.
Como designer, já ouvi inúmeras vezes clientes pedindo um projeto minimalista e, quando descreviam de fato o que queriam, as ideias em nada batiam com o conceito do começo do século XX. Hoje, o minimalismo virou um leque de quereres. Qual tipo de minimalista é você?
Acha que é minimalista, mas não é
Você não sabe bem o que significa o minimalismo, mas emplacou uma casa linda, iluminada, com ótima circulação, sem informação visual excessiva. A casa é bonita, prática. Mas mesmo com um look leve, tem coisa demais para ser considerada minimalista.
Minimalismo Estético
O fenômeno se dá quando a busca pelo estilo é única e exclusiva pelo seu apelo visual leve e moderno. Zero consciência de desapego ou sustentabilidade. É o mais comum no momento.
Minimalista Cool
Você não só gosta do apelo estético, mas curte ainda mais a ideia de parecer desprendidão, desconstruidão. Mas em vez de consumir menos, acaba substituindo tudo o que tinha por móveis modernistas ou contemporâneos, pensando no estilo e gerando mais consumo. Esculturas, cadeiras de design e arte bacanuda são parte essencial desse minimalista topzêra.
Minimalista Mindfullness
Você é da galera da gratidão. Quer viver uma vida mais presente e desapegada, e aprecia o prazer de ter cada vez menos bens materiais te prendendo neste plano espiritual. Um cantinho para meditação é essencial. Além disso, possui o sonho de ter uma quantidade de pertences que cabem em uma mala.
Minimalista por acidente
Você vive com o mínimo, porque gosta de economizar. Um sofá, uma cadeira, a geladeira e a cama são suficientes para uma vida feliz. Estética aqui é a menor das preocupações.
Minimalista ecológico
Você decidiu ter uma vida de consumo mínimo por sua ideologia de respeito ao meio ambiente. E, assim, a casa vai de encontro com a sua filosofia sustentável. Desprendido de modismos, recicla móveis, não compra nada em grandes redes de comércio de itens para a casa e busca produtos vegan não só para comer, mas também para usar no lar.