Quando o clean encontra o industrial, a decoração ganha novos ares
O estilo industrial segue forte em 2017, mas com uma pegada mais leve e feminina
atualizado
Compartilhar notícia
O estilo industrial faz cinco anos de aniversário como tendência absoluta no mundo da decoração. Veio o grafismo, o orientalismo, a decor feminina, o novo minimalismo, mas estão todos ali, repletos de respingos do estilo que consagrou a segunda década do novo milênio.
As pessoas não montam mais seus lares para o outro. Para serem vistas, aprovadas, admiradas. A decoração ganhou, mais que nunca, um papel de acolhimento e de identidade. De refúgio do mundo moderno. E ele precisa trazer a ideia do bem-estar, de um morar leve e despretensioso.Mas como no universo das tendências tudo tem que se renovar para se manter no jogo, o industrial teve que se adaptar ao novo caminho que se firma no design de interiores: a necessidade de uma casa leve. Não é uma tendência imposta pelo mercado produtor. Mas sim uma necessidade latente do mercado consumidor.
E é assim que o estilo industrial vai perdendo o peso do excesso de acabamentos em aço, do cinza concreto, da masculinidade e de seu brutalismo, e vai abraçando essas outras tendências que cruzaram seu caminho: ficando mais feminino, com objetos leves e curvilíneos, ganhando a claridade do design escandinavo, com seu branco pontuado de cores, e bebendo da delicadeza do orientalismo. Sem perder a identidade.
Nesse apartamento, em Barcelona, vemos a expressão máxima dessa transformação: o novo industrial.