O design escandinavo dominou as buscas de decoração do Pinterest
A lista dos dez assuntos mais pesquisados no Pinterest em 2015, gerou a dúvida sobre o tema quente do design
atualizado
Compartilhar notícia
Entre temas como moda masculina, tatuagens e DIY — que bombaram entre os dez assuntos mais pesquisados no Pinterest em 2015 –, aparece, lá no finalzinho da lista, em nono lugar, o design escandinavo. A lista, recém divulgada pela rede social de compartilhamento de imagens, gerou a dúvida sobre o tema. O que exatamente é o design escandinavo?
Dinamarca, Suécia e Noruega, a tríade de países nórdicos da Europa, tem uma influência gigantesca no universo da decoração. O estilo escandinavo é a escola para quem quer viver o minimalismo com borogodó. O clean cheio de bossa.
Em resumo, o estilo prevê a combinação de beleza, simplicidade, acessibilidade e funcionalidade como princípios para a concepção de objetos, mobiliário e ambientes. Um design com linhas simples e limpas, cores pontuadas e muita luz e leveza visual.
Para entender o estilo, basta situá-lo no tempo: ele nasceu na leva de movimentos que floresceram com a revolução industrial, lado a lado com o modernismo. Foi reconhecido na década de 1950, quando o design de móveis vivia o auge de sua revolução estética, os escandinavos se tornaram referência de sofisticação sem pompa. A ideia de tornar o design acessível para a massa foi o pensamento central. Outro pilar do estilo é tornar o ambiente doméstico em um lugar sempre leve e bonito – abandonando o padrão de lares escuros e pesados tão comuns nos países frios do norte europeu.
Desde então a tradição escandinava evoluiu e, hoje, seu ponto forte é a inovação na criação. Na estética, no uso de novos materiais e na forma como são fabricados. Tanta preocupação os elevou ao patamar dos queridinhos do design mundial. A prova disso taí. No Pinterest, nas revistas de decoração, nos blogs, nas vitrines das lojas. E não estamos falando de modismos. O estilo já vigora há anos e sempre será referência pra quem gosta de simplicidade e sofisticação.