metropoles.com

O charme vintage que não sai de moda

Chamado também de modernista, com suas nuances orgânicas e modernas, o estilo é até hoje reverenciado e buscado para projetos contemporâneos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
170795c4f8f37267fef89451ae0d50d920824da2
1 de 1 170795c4f8f37267fef89451ae0d50d920824da2 - Foto: null

O período entre 1920 a 1970 foram os 50 anos mais efervescentes da produção do design moveleiro. A elaboração quase artesanal dos objetos da casa é impactada pela revolução industrial já estabelecida, transformando o lar das pessoas em casas funcionais, modernas, descontraídas, coloridas. Com a produção em larga escala, as madeiras moldadas no vapor entraram em cena, junto ao uso da fibra de vidro, do polipropileno e do aço, entre outros… e foi aí, quando as possibilidades de materiais se abriram, que abriu-se também a cabeça dos designers para um universo de infinitas possibilidades de formas, texturas, cores, funções. Liberdade artística total.

Os móveis coloniais, de madeira talhadas. Os tecidos robustos e os estampados florais e arabescos. A seriedade barroca da indústria moveleira deixa a cena, em especial nos lares do mundo ocidental.

Contemporâneos à revolução do vapor, o mundo teve a sorte de ver nascer uma leva absurdamente talentosa de arquitetos e designers: Werner Panton, o casal Charles e Ray Eames, Arne Jacobsen, Lina Bo Bardi, Eero Saarinen, Harry Bertoia, Sérgio Rodrigues, Zanini, Oscar Niemeyer, entre tantas outras mentes brilhantes que desenharam a identidade dos lares da metade do século 20.

A inovação aliada à beleza e à função fizeram destes móveis verdadeiros ícones, sendo considerados algumas das peças mais bonitas do design. O estilo, chamado por alguns de vintage, por outros, de modernista, com suas nuances arredondadas, orgânicas e modernas, até hoje é reverenciado e buscado para projetos contemporâneos.

Porque ele não apenas expressa a criatividade nascida com uma nova forma de viver, mas reverenciava uma etapa inédita para a humanidade. Talvez esse frescor seja o que mantém esse estilo tão querido nos dias atuais.

Inspire-se por um tour por essa casa absolutamente vintage e, ainda assim, absolutamente contemporânea:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?