metropoles.com

Dicas espertas e nada tradicionais para montar a árvore de Natal

Dezembro está aí. Papai Noel dando pinta em tudo quanto é shopping, todos os amigos pedindo o fim de 2015 na timeline do Facebook, pessoas discutindo o valor da uva passa na ceia, desespero para fugir da cidade no réveillon. Mais um mês de dezembro como todos os outros. E quanto à decoração das casas? […]

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Internet
Natal
1 de 1 Natal - Foto: Reprodução/Internet

Dezembro está aí. Papai Noel dando pinta em tudo quanto é shopping, todos os amigos pedindo o fim de 2015 na timeline do Facebook, pessoas discutindo o valor da uva passa na ceia, desespero para fugir da cidade no réveillon. Mais um mês de dezembro como todos os outros. E quanto à decoração das casas? A coluna de hoje respondeu as dúvidas decorativas mais comuns dessa época mágica e exagerada do ano. Eis as respostas:

Minha árvore de Natal é feia. Como salvá-la?
A chave da árvore bonita é a densidade demográfica de galhos presentes no tronco. Quanto mais cheia de galhos ela for, mais bonita ela fica. O problema é que, em geral, as árvores menores vendidas por aqui costumam ser bem magrelinhas. Quem não quer apostar nos modelos maiores e mais gordinhos tem que se virar com a criatividade. Já vi gente comprando ramos verdes ou galhos artificiais e dando uma engordada nos galhos da árvore. Funciona. Você também pode preencher o excesso de espaço com pinhas secas, que são facilmente encaixadas nos galhos. Dá pra pegar um monte delas sob os pinheiros espalhados por Brasília. Laços e enfeites também salvam a árvore. No mais, o que vale é dar um pouco de personalidade. Enfeites de família, com fotos, cartas, ideias diferentes. Vale tudo pra deixar o pinheirinho cheio de identidade.

Reprodução/Internet

 

No Natal, menos ainda é mais?
Essa frase perde a força nessa época. Mas ainda pode ser aplicada por quem gosta desse conceito. Por exemplo, se você vai pra Gramado, no Rio Grande do Sul, ou mesmo para as ruas de Nova York, quer mais é ser surpreendido pelo excesso de luzes, cores e criatividade das decorações natalinas. Naturalmente, isso não precisa ser reproduzido dentro de casa. Uma árvore bem enfeitada, uma guirlanda na porta, ou mesmo um par de velas decoradas pode ser o suficiente pra trazer o clima de fim de ano para o seu lar. Cada pessoa tem uma relação diferente com essa época do ano e com a decoração, então o que vale é se sentir à vontade com suas escolhas. Seja para mais, ou para menos.

Reprodução/Internet

Precisa ter árvore tradicional?
Não! É claro que a criançada ama uma árvore. Aqui em casa meu filho nem cogita a possibilidade de não montarmos a nossa. Não só pela presença dela, mas pelo ritual que criamos. O dia de montar a decoração é o dia de fazer biscoitos caseiros, de ouvir músicas natalinas, de reunir a família e ficar rindo e fazendo piada das confusões que sempre acontecem na montagem da decoração. Mas isso não impede ninguém de não ter árvore, ou de substituí-la por outros símbolos. Muita gente opta por detalhes natalinos: velas, enfeites, presépios, guirlandas. Dá pra criar um efeite com um belo galho seco, enfeitado com luzes e bolas. Uma árvore só de luzes. De madeira. De tecido. Vale tudo.

Reprodução/Internet

Luz de led ou luz normal?
Sou obrigada a responder luz de led. Mais segura, ecologicamente correta e econômica. Resposta dada, vou admitir aqui que tenho dificuldade de amar pisca-pisca de led. Gosto do brilho tradicional das incandescentes. Do tom amarelado, do tamanho da lâmpada. Me retorço só de ver aquele led azul piscando em uma árvore. Mas vamos ser responsáveis, não é mesmo? Aqui em casa também mudei pra led. Com dor no coração, mas mudei. Optei pelo colorido, que ainda lembra um pouco os modelos antigos. Segurança antes de tudo. Vale lembrar: ao colocar pisca-pisca, faça planejamento de simetria para que as luzes estejam bem distribuídas.

Reprodução/Internet

Qual o local ideal para pôr a árvore?
Depende de uma série de fatores. Muitas vezes o que define o local é conseguir encaixar a árvore na decoração com o menor impacto no quesito mudança de móveis de lugar. Tradicionalmente, o lugar correto de se colocar a árvore é próximo à janela, de forma que as pessoas na rua possam vê-la brilhando durante a noite. Mas isso vai depender da disposição de móveis da sua casa. A única regra é que a peça não atrapalhe as passagens do espaço. Por isso é tão comum vermos as árvores em algum canto da casa. No mais, quando montar a estrutura da árvore, antes de pôr as luzes e enfeites, vale andar com ela pela casa e decidir, no teste, qual o melhor local para recebê-la. A proximidade com uma tomada também é sempre conveniente e poupa o trabalho de esconder a extensão pela casa.

Reprodução/Internet

Dá para abrasileirar o Natal?
Tem muita gente que critica decoração de Natal. Que não é adequada com nossa cultura e com nossa estação. Realmente não é. Mas quem consegue relevar esses sentimentos, ver o mundo sem tantas fronteiras e abraçar o Natal tradicional, não tem porque se envergonhar. Quem quer abrasileirar, trocar um pinheiro por um coqueiro, ou um pau-brasil que seja, também tá valendo. O que importa é você curtir o que está ali e deixar que os outros cuidem das suas próprias vidas e decoração natalinas.

Reprodução/Internet

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?