Cheia de charme, a madeira migrou do chão para as paredes
O aconchego e a elegância do material, quando usado em grande escala num espaço, é imbatível em termos de beleza e conforto estético
atualizado
Compartilhar notícia
Lembro dos tempos de Orkut, quando, entre aquelas comunidades hilárias, estava a “Eu amo chão de madeira”. O grupo – hoje presente no Facebook – tinha milhares e milhares de seguidores fazendo piada com a paixão pela madeira e com o fato de a acharem muito melhor do que os pisos cerâmicos e porcelanatos. A brincadeira também aparece como meme em perfis do Instagram dedicados à decoração. Não é para menos, o aconchego e a elegância do material, quando usado em grande escala num espaço, é imbatível em beleza e conforto estético.
Mas, na hora de reformar, muita gente torce o nariz para a falta de praticidade da manutenção do material. Tem de lixar, envernizar, não pode entrar contato com água, arranha com facilidade, expande e contrai, causando problemas de encaixe. Além disso, instalar um chão de madeira maciça requer um alto investimento.
A solução encontrada para não abrir mão desse resultado estético é migrar o material para outros pontos da casa. E o que se tem visto, nos projetos atuais, são cada vez mais espaços com o uso da madeira nas paredes, preenchendo com cor e textura.
Elas podem figurar em peças pequenas — como tacos ou réguas –, em filetes verticais, itens em alto-relevo, formando figuras geométricas milimetricamente encaixadas, e também em grandes formatos, ocupando paredes inteiras sem remendos aparentes. As dimensões maiores, aliás, foram as preferidas das mostras de decoração deste ano e prometem seguir como tendência em 2019. Inspire-se: