As cinco melhores tendências de cozinha para os próximos anos
De todos os cômodos da casa, é o ambiente que pede mais atenção e especificação de projeto
atualizado
Compartilhar notícia
Quem vai encarar uma obra na cozinha já deve se preparar: de todos os cômodos da casa, é ela quem pede mais atenção e especificação de projeto. São inúmeros detalhes que devem ser pensados e bem calculados: obedecer as regras básicas de ergonomia para o espaço; respeitar a altura e a profundidade certa dos armários sobre a bancada; o recuo das bases da alvenaria; a distribuição de espaços para circulação e para os eletrodomésticos; a sempre bem-vinda triangulação entre geladeira, fogão e pia; o piso certo para áreas molhadas; a localização inteligente dos pontos de iluminação para evitar áreas escuras ou mesmo que gerem sombras indesejadas na hora de usar o balcão; as alturas das torneiras, do filtro, da coifa; a distribuição elétrica ideal.
Entre tantos detalhes, entram também as escolhas estéticas: cores, acabamentos e formas. Misturas de estilos, escolhas de móveis.
Tais escolhas, quando funcionam e se harmonizam, tornam o tempo dedicado ao espaço muito mais prazeroso, valorizam o imóvel e podem resistir aos modismos do tempo – item importante para que, em poucos anos, você não se arrependa da estampa do porcelanato, ou do material da bancada.
Selecionamos algumas cozinhas que mostram como se adaptar às tendências e resistir ao tempo: