Art Déco está de volta. Saiba como a tendência pode decorar sua casa
O movimento seguiu como uma das principais orientações arquitetônicas do século 20, se redesenhando no final da década de 1980
atualizado
Compartilhar notícia
Quando as linhas geométricas e modernas do Art Déco invadiram os anos 1920, o estilo se anunciou como uma contratendência às linhas orgânicas, exageradas e luxuosas do Art Noveau. O movimento seguiu como uma das principais orientações decorativas e arquitetônicas do século 20, perdurando até os anos 1940 e se redesenhando no final da década de 1980.
Quase 100 anos depois de seu surgimento, o Art Déco volta aos holofotes, mas, dessa vez, como tendência complementar aos movimentos contemporâneos. É o que, no design, chamamos de bit of a new old thing: pitadas de referências vintage na decoração atual, remetendo a algum estilo ressuscitado pela indústria.
O badalado designer inglês David Amar, por exemplo, se inspirou nesse retorno e lançou uma coleção inteira de móveis no estilo Déco, com pitadas de influências da funcionalidade moderna da Bauhaus.
Por ser um estilo com traços bem característicos, o recomendado é que ele volte em pequenas dosagens, sob risco da casa ganhar ares de novela de época. O ideal são detalhes de presença pela decoração do lar: cabeceiras de ferro, luminárias geométricas, metais de banheiro, detalhe de móveis. Inspire-se: