Aprenda a fazer uma cadeira de balanço para pendurar na sala
A moda agora é a subversão: tire a poltrona do chão e aprenda a fazer uma cadeira de balanço para pendurar no teto da sala.
atualizado
Compartilhar notícia
Decoração chique, suntuosa e para impressionar não são mais requisitos básicos de quem procura um profissional da arquitetura ou do design. Hoje, a maioria dos clientes quer uma casa linda, mas com cara de casa de verdade: simples, cheia de personalidade, leve, funcional e despojada. O fator impressionar, agora, foi substituído pelo desejo de surpreender.
Subverter funções de objetos e torná-los inusitados na composição é uma forma divertida e automática de trazer essa nova filosofia descolada e cheia de surpresas pra dentro de casa.
E você pode fazer isso soltando a criatividade. Por exemplo, já pensou em ter uma poltrona de balanço, dessas de área externa, pendurada no meio da sala de estar? Estranho? Dá uma olhada em como essa ideia simples pode transformar o astral e a cara da sua casa. E te garanto, ela será a queridinha dos moradores e convidados.
Para deixar a dica ainda mais completa, separei essa poltrona de pendurar que você pode fazer em casa, sozinho gastando o mínimo.
O DIY, ou o faça você mesmo, é do A Beautiful Mess , um site lindíssimo sobre decoração e lifestyle que você tem que conhecer. Como muita gente se enrola no inglês, deixei o passo a passo aqui traduzido pra vocês:
Poltroninha de balanço:
Você vai precisar de:
- Um cabo maciço de carvalho (carvalho é uma madeira bem dura, considerada mais segura para suportar peso com cerca de 6 cm de diâmetro.
- 10 metros de corda trançada de polipropileno (cordelete)
- 2,5 metros de lona lisa e crua
- Mosquetão de aço inoxidável pressão – 80mm (que suporte até 120 quilos)
- Malha rápida de aço inoxidável (suporte até 300 quilos)
- Tinta de tecido preta
- Pincel de espuma
Ferramentas:
- Furadeira
- Máquina de costura
- Ferro de passar e tábua de engomar
- Tesoura
- Régua
- Isqueiro
Primeiro Passo: Dobre sua lona ao meio, deixando a dobra à esquerda, como na foto abaixo. Meça cerca de 14 cm da borda superior direita desenhe uma linha até o extremo inferior direito. Abra sua tela. Corte na linha, de modo que o tecido forme um trapézio quando aberto.
Passo 2: Dobre um pedaço de cerca de 1,5cm da borda superior para baixo, e passe o ferro. Dobre novamente, passe o ferro e costure para fazer a barra. Repita com a borda inferior.
Passos 3 e 4: Gire o tecido 90 graus para a esquerda de modo que a borda mais longa fique à direita. Você vai criar novas barras e estruturá-las com o calor do ferro de passar roupas. Essas serão um pouco mais largas, de modo que permitam que a corda deslize por dentro da barra. Em cima e embaixo.
Passo 5: Costure de forma reforçada esse passador, deixando as laterais abertas para a corda passar.
Passo 6: Faça uma marca de 4 cm e e outra de 8 cm em ambas extremidades da madeira. Perfure com a furadeira. Lixe as arestas se necessário. Se quiser, você também pode envernizar e escurecer madeira.
Passo 7: Coloque sua tela em uma grande folha de papelão e pinte um lado da lona como preferir. Uma boa ideia são formas geométricas simples, como listras, bolas, triângulos e setas. Deixe secar para depois pintar o outro lado da lona.
Passo 8: Dê um nó firme em uma extremidade de sua corda. Derreta a pontinha com a ajuda do isqueiro para ela não desfazer. Passe a corda através do orifício externo do carvalho e dentro do bolsão das laterais da sua lona de trapézio. Dê uma distância de cerca de 1,5m do primeiro nó, e faça outro nó. Passe agora a corda pelo buraco mais interno, meça a altura ideal da cadeira com o teto deixando esse espaço para a corda e passe no outro buraco, repetindo o processo. A alça que será formada deverá ganhar um nó em seu centro, para receber os ganchos e ser pendurada. Quando pendurá-la no teto, fala antes um teste forçando a poltrona com a força das mãos. Se estiver firme, está pronta pra ser usada.
Bom uso!