Alerta de tendência: vidro e esquadrias no estilo Bauhaus
O sistema inventado pelo modernismo para iluminar espaços ganhou as graças do design por seu efeito estético impactante
atualizado
Compartilhar notícia
No ciclo sem fim de renascimento de tendências, chegou a vez de assistir o design de interiores reciclar um dos maiores ícones arquitetônicos do estilo modernista: o pano de vidro. Só que ao invés de mantê-lo nas fachadas das construções, como no período pós revolução industrial, o pano de vidro migrou para o interior das casas, levando toda a elegância dos tempos da Bauhaus para o nosso dia a dia.
Os panos ou peles de vidro são grandes vidraças divididas em esquadrias retangulares, geralmente feitas de ferro, que substituíam as fachadas de prédios. Para fazer essa substituição, os arquitetos removiam os suportes de carga da fachada do projeto, jogando o peso de toda a estrutura em colunas internas. Sem o papel estrutural, a fachada ganhava essas membranas de vidro que permitiam a livre entrada de luz e um controle maior de ventilação das estruturas.
O elemento envolveu algumas das mais famosas edificações da primeira metade do século XXI. A mais emblemática delas foi a sede da Bauhaus, em Dessau, na Alemanha. Sua fachada em pano de vidro virou a principal referência desse estilo de elemento arquitetônico.
Outras construções famosas como a casa cascata nos Estados Unidos,de Frank Lloyd Wright; ou mesmo a brasileira casa de vidro, da arquiteta Lina Bo Bardi, abusavam desse elemento.
Mas enquanto o pano de vidro trazia um novo visual para o exterior das construções modernistas, seu efeito estético também era sentido por quem estava do lado de dentro dessas estruturas.
A iluminação farta e o geometrismo das esquadrias tinham um valor decorativo gigantesco nos ambientes internos. Um século depois, o design re-significa esse elemento, em menor escala: agora ele é inspiração para divisórias, janelões, paredes internas e portas de casas e apartamentos.
Para quem ficou interessado, existem diferentes maneiras de instalar paredes de vidro na casa, que dependem diretamente da altura do pé direito e do tamanho do vão. É indicado o uso de vidro laminado e, para as esquadrias, perfis de metalon, que são estruturas de aço super resistentes comumente usadas para construir essas estruturas. É possível fixar os painéis de vidros apenas no chão e no teto com ajuda de alguns suportes próprios. Para aberturas das folhas, quando desejado, pode-se usar sistemas deslizantes, pivotantes, basculantes, aberturas sanfonadas ou aberturas comuns. Pode-se ainda utilizar armações internas no próprio vidro e prendê-los com botões de aço.