10 formas criativas de decorar o espaço sobre o seu sofá
Em geral, a maneira como enfeitamos a parede é que vai dar o tom da composição
atualizado
Compartilhar notícia
Eu acho curioso observar a forma como as pessoas investem em suas casas. A área do sofá, por exemplo, um dos destaques visuais de qualquer lar, é das que mais me intrigam. Criam-se grandes preocupações e dispende-se tanta energia na escolha do sofá, mas, na hora de pensar no que vai completar esse espaço, é comum acontecer uma preguiça criativa ou mesma financeira. Especialmente no caso dos sofás encostados na parede.
Em geral, a forma como decoramos a parede é que vai dar o tom desse espaço de destaque, e não o sofá. Ou seja, investe-se tudo no sofá, nada na parede que o emoldura e, naturalmente, apesar do alto investimento, o resultado não chega nem perto do sonhado.
Se na sua casa você tem exatamente esse comichão de que o ambiente do sofá não está bem finalizado, é hora de pesquisar ideias e recriar esse espaço vertical tão importante para o borogodó do nosso lar. Siga as dicas:
1- A ideia mais comum, porém a mais segura: bons quadros pendurados. A dica aqui é variar nos tamanhos, de maneira que se forme uma especie de encaixe entre eles.
2- Se você não quer optar pela tradicional galeria, uma forma sofisticada de expor objetos é usar prateleiras superestreitas, sobre as quais apoiam-se quadros de diferentes formatos e tamanhos.
3 – Nem só de quadros vive a parede do sofá. Tirar o espelho do hall ou da sala de jantar e levá-lo para a área do sofá é o tipo de atitude que chamo de fator imprevisível: escolhas que transformam uma casa bonita em uma casa inesquecível.
4 – Mapas são formas baratas e super descoladas de criar uma decoração para a sala de estar. Por terem formatos grandes, ficam bem até mesmo desacompanhados nesse tipo de parede. E pode se tornar uma boa lembrança das suas aventuras mundo afora.
5- Objetos inusitados na parede podem ser outro tipo de trunfo imprevisível que deixam o espaço surpreendentemente descolado e bonito.
6- Tecidos com estampas incríveis e tapeçarias são belas opções para a parede do sofá. Eles podem ser pregados diretamente com pregos, em um cabide especial de madeira, ou mesmo enquadrados.
7- Texturas como tijolos, pedras, revestimentos 3D e cimento queimado são exemplos incríveis para quem não quer investir em arte. Elas preenchem o espaço de tal forma que, quando bem escolhidas, dispensam mais decoração no ambiente.
8- Plantas são as queridinhas do momento para qualquer cômodo da casa. Espalhadas próximo ao sofá, elas decoram o espaço com o frescor e a leveza do verde.
9 – Nada traz um colorido tão simples e sofisticado quanto uma bela estante de livros na casa. E por que não, atrás do sofá. Essa, inclusive, pode ser uma bela solução para economizar espaço se você não sabe onde colocar os livros.
10- Usar uma arandela ou mesmo uma luminária de chão como ponto decorativo do espaço é uma forma elegante e minimalista de dar um pouco de vida para essa parede sem fazer grandes alardes.