10 dicas práticas para tornar o processo de mudança menos traumático
“Mandingas” para limpar o ambiente, evitar brigas com a família e organizar as caixas de mudança
atualizado
Compartilhar notícia
Casa ou apartamento entregue. Chave nova na mão. Quando me mudei para o meu primeiro apartamento lembro que cheguei a pesquisar no Google “mandingas” pra limpar o ambiente. Joguei ramos de alecrim pela casa, perfumei o espaço com um incenso, comprei pimenteira e espada de São Jorge pra proteger a casa nova e limpar qualquer resquício de más energias que o antigo morador podia ter deixado. Mas nada disso tem um peso tão grande quanto a sua própria atitude ao adentrar o novo lar.
Não interessa se teve reforma, se teve decorador deixando tudo lindo, se a casa tá vazia. No fim das contas, quem vai ditar a energia do espaço é você:
1. A energia que vai é a energia que volta. Tornar a chegada na casa nova, seja ela por meio da reforma, ou mesmo da mudança, em um processo cheio de estresse, pressa e mau humor é uma péssima forma de começar sua relação com o espaço. Relaxe e tenha paciência pois tais etapas sempre virão com pequenas surpresas e imprevistos.
2. Se puder, invista em uma boa equipe de mudança. É um investimento inteligente que pode te poupar grandes dores de cabeça. Peça recomendações de amigo nas redes sociais, por exemplo, antes de fechar negócio.
3. Conte com familiares ou bons amigos que possam te ajudar no dia da mudança. E enquanto as caixas chegam, já vá organizando o essencial: cozinha e quarto de dormir, se possíveis, devem ser os primeiros lugares habitáveis da casa.
4. Não deixe as caixas espalhadas pelo espaço, formando labirintos pela casa. Concentre as caixas em cantos e, quando possível, no cômodo de destino. Só evite acumular caixas no quarto onde dormirá na primeira noite.
5. Fim do dia, arrumação suspensa, tente reservar uma meia hora para celebrar o momento. Abra um vinho, ligue o som e sente na poltrona desocupada. Curta esse momento antes de despencar de exaustão na cama. Rituais de começo são sempre bem-vindos para a criação de uma atmosfera saudável no ambiente. Brinde a nova etapa da vida, seja ela qual for.
6. Não procrastine com a organização das caixas. Quanto mais rápido elas sumirem da casa, mais em paz você vai se sentir no local. Se algumas caixas forem inevitáveis, deixe-as em algum local de pouca circulação.
7. Decore! O ato de organizar e enfeitar o lar é milenar. É essencial para nos conectarmos e nos reconhecermos ali. Dê sua identidade à casa nova.
8. Dê verde ao espaço com plantas! Só duvida da capacidade das plantas de limpar e energizar o ambiente que não convive com elas.
9. Convide os amigos para conhecer o espaço. Esse truque é simples: ao convidarmos visita, ficamos mais estimulados a acelerar a arrumação do espaço.
10. As mandingas estão liberadas! Vale tudo que for feito com amor para deixar o espaço mais confortável para você.