metropoles.com

Veja quem é obrigado a adotar a placa do Mercosul imediatamente

Nesta sexta-feira, o Detran não fará serviços de alteração ou novos emplacamentos por estar se preparando para a mudança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Detran/Divulgação
Placa do Mercosul
1 de 1 Placa do Mercosul - Foto: Detran/Divulgação

Desde quinta-feira (30/01/2020) e nesta sexta (31/01/2020), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não realiza alterações ou novos emplacamentos na capital. O motivo: a implantação da nova Placa de Identificação Veicular (PIV). Na segunda-feira (03/02/2020), os serviços devem voltar ao normal.

A data também marca o início da obrigatoriedade no uso nova PIV, ou placa Mercosul, como é comumente conhecida. Não são todos os proprietários de veículos que precisarão se adaptar. Confira os casos:

  • Primeiro emplacamento
  • Alteração de categoria
  • Transferência de unidade da federação
  • Ocorrências de furto, roubo, extravio ou dano à placa
  • Situações em que o proprietário requeira placa avulsa
  • Necessidade de instalação de segunda placa traseira
  • Transferência de propriedade na circunstância em que o vistoriador sinalizar no relatório a necessidade de troca

A suspensão dos serviços ocorre em todos os Detrans do país — em algumas cidades, a demora chega a ser de três dias — para que o sistema de informática que gerencia as informações da frota realize a mudança. A partir de agora, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) começa a fazer parte do processo de emplacamento.

“Antes, era praticamente um processo local”, lembra Harley Bueno, diretor de Controle de Condutores de Veículos do Detran-DF. De acordo com ele, a nova placa integra um sistema de identificação on-line para todo o país.

A ferramenta, chamada de Sistema Nacional de Emplacamento, é de responsabilidade do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Ele permite o rastreamento digital de fabricação, distribuição, recebimento e inutilização de placas semiacabadas (blanks), a autorização, estampagem e vinculação das placas PIV ao respectivo automóvel.

Motivos

De acordo com Harley Bueno, a troca da placa se faz necessária por diversos motivos. O primeiro deles é o alinhamento a outros países do Mercosul que usam o sistema. Também aumenta o número de combinações para identificação dos veículos.

Uma das razões mais importantes, segundo ele, é a proteção do automóvel e do motorista. “Todo o processo garante segurança. Teremos mais recursos para identificação dos carros”, afirma. Isso porque o equipamento vem com elementos como o emblema oficial do Mercosul, a bandeira do Brasil impressa em película retrorrefletiva, distintivo internacional do país e QR code.

Isso dificultaria a clonagem da placa, ao mesmo tempo em que facilitaria a identificação das PIVs clonadas e recuperação de veículos roubados.

Por fim, a troca de placas pode ficar mais barata para o cidadão. Harley argumenta que o emplacamento será terceirizado e há, atualmente, 10 empresas credenciadas — o número pode aumentar. O Detran, porém, só vai interferir no preço se houver cobrança exorbitante.

“O consumidor terá que procurar para achar um preço mais barato, mas existe a concorrência. Além disso, ele contará com mais lugares para fazer o serviço. Em vez dos seis postos do Detran, haverá 10 e, daqui a um tempo, mais ainda”, considera.

Também há a vantagem que a placa do Mercosul acompanhará o veículo durante toda a vida útil dele, mesmo que o proprietário se mude para outro estado ou cidade. Hoje em dia, quando há esse tipo de alteração, o dono do carro precisa trocar a tarjeta que acompanha o equipamento. Com a nova PIV, isso não será mais necessário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?