Saiba quais são as cores preferidas na hora de comprar um carro
Relatório da Basf mostra que quase 40% da população global escolhe a cor branca na hora de comprar o veículo
atualizado
Compartilhar notícia
A preferência da cor de um carro na América do Sul repete os números encontrados, de modo geral, no mundo inteiro. E branco é o tom favorito pelos motoristas do planeta e da região sul-americana. É isso que aponta o relatório Basf Color, sobre as matizes mais usadas em automóveis em 2019.
No globo, cerca de 39% dos veículos fabricados eram brancos. Outras três cores acromáticas — preto (16%), cinza (13%) e prata (10%) — seguem como as mais populares no mundo. O trio junto alcança a preferência branca, com 39%. Por outro lado, completando a lista, os 22% restantes dos automóveis têm cores cromáticas, como azul (9%) e vermelho (7%).
Na América do Sul, o índice dos veículos brancos é o mesmo. O diferencial está nos outros lugares do pódio: é a única região em que a cor preta não se encontra nas três primeiras colocações. O prata (23%) e o cinza (14%) estão à frente do pigmentação preta (11%).
A tendência, segundo a Basf, existe há alguns anos. No início dos anos 2010, o branco era uma cor ligado à tecnologia, com o lançamento de celulares e outros gadgets da mesma coloração. “O branco, atualmente, reforça o aspecto ‘cor ambiental’, estando ligado à limpeza e à pureza do ar e da água, além da preservação ambiental”, diz Marcos Fernandes, diretor de revestimentos automotivos da Basf para a América do Sul.
Entretanto, na região, as cores cromáticas também chama atenção. O vermelho, por exemplo, tem 8% de participação de mercado. “O vermelho tem sua presença tradicional nas vendas, é uma cor vibrante, ligada à esportividade e beleza, além de ser uma cor que mantém seu valor na revenda”, afirma Fernandes.
Confira o gráfico global: