Saiba quais cuidados devem ser tomados com o carro após enchente
Ainda é tempo de chuva. Então, fique ligado se o água tomar conta do veículo: ele pode correr muitos riscos
atualizado
Compartilhar notícia
O período de chuvas acaba sendo uma época de temor a mais no trânsito. Seja pelo risco maior de acidentes ou pelos danos que uma chuva intensa possa causar ao veículo.
Listamos cinco cuidados que devem ser tomados logo após ser atingido por uma enchente. Confira:
1. Não tente ligar o veículo
Evite dar partida logo após o nível da água diminuir. Mesmo que aparentemente tudo esteja em perfeito estado com o automóvel, a água pode ter invadido a câmara de combustão. Caso isso tenha acontecido, ao tentar ligar o carro, é possível ocorrer um calço hidráulico: os pistões não conseguem comprimir a água e a biela acaba empenada. O conserto gira pode ficar entre R$ 5 mil a R$ 20 mil, dependendo do modelo.
2. Dê uma olhada no filtro de ar
Se ao abrir o capô, você notar que o filtro de ar está umedecido, ligue para um mecânico. O profissional vai retirar as velas e, consequentemente, realizar a troca do filtro.
3. Cuidado com o óleo
Em alguns casos, o óleo do motor pode ter sido afetado. Nesse caso, a medida a se realizar é a troca completa do produto e do filtro de óleo.
4. Cheiro ruim
As borrachas e cintos de segurança estão propensos a adquirir mofo e mau cheiro. Retire as borrachas das portas e passe um pano na lataria. Repita este procedimento nos cintos e espera secar.
5. Elétrica afetada
Já na parte elétrica, todo o chicote deve ser trocado. Caso pese no bolso uma troca, limpe os conectores e os lubrifique.
Em caso de seguro, consulte a apólice. Caso o carro seja danificado por escolha própria, como no exemplo de decidir atravessar um trecho alagado a seguradora pode não efetuar o atendimento.