metropoles.com

Saiba como coronavírus interfere na indústria automotiva do país

Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores informa que o Brasil está ficando sem peças que vêm da China

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A epidemia de coronavírus no mundo tem interferido na economia de centenas de países. Com o Brasil não é diferente, e vários setores sentem o impacto: é o caso da indústria automobilística.

Segundo comunicado emitido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) na sexta-feira (06/03), o país está ficando sem peças para fabricação de veículos. A previsão é que o estoque dure até meados de abril.

A China é o país de onde o Brasil mais importa peças. Uma eminente paralisação do setor de autopeças chinês coloca em risco o mercado brasileiro.

Importar de países menos atingidos pelo vírus também é inviável, tendo em vista que a China é a principal fornecedora para essas nações.

O principal meio de importação é o marítimo. Quando há autopeças, não há navios disponíveis para o envio, ou quando há embarcações, não há peças. Para fugir desse problema, o Brasil estuda alternativas, como o aumento do uso de produtos fabricados no país ou por meio do transporte aéreo.

“O Brasil, pelo que sabemos, ainda não tem nenhuma medida, a não ser um indicativo de redução na taxa Selic. É uma reflexão que a Anfavea está fazendo, sabemos das limitações. Mas tem um problema que precisamos enfrentar. Vamos deixar a bicicleta parar ou iremos mantê-la em movimento?”, declarou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

A própria Anfavea já havia apontado uma queda de 20,8% na produção de veículos durante o mês de fevereiro. O levantamento foi baseado de acordo com o mesmo período do ano anterior.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?