metropoles.com

Quem deu adeus em 2019: os carros que saíram de linha no país

Conheça alguns modelos que não serão mais fabricados no Brasil, como as peruas da Volkswagen e clássicos da Peugeot

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FordFocusHatch-12
1 de 1 FordFocusHatch-12 - Foto: null

O mercado automobilístico moderno é conhecido pelas mudanças constantes. Por isso mesmo, todos os anos, diversos modelos dão adeus às fábricas e concessionárias. Não foi diferente em 2019. Mesmo clássicos, como o 308 da Peugeot ou o C4 Picasso da Citroën não ficaram imunes.

O crescimento dos SUVs também é uma explicação para algumas despedidas, principalmente no caso das peruas, que fizeram muito sucesso no Brasil. A queda em vendas é outro motivo. Confira a lista de alguns modelos que não serão mais fabricados no país.

Ford Focus

Aqui, um exemplo da aposentadoria por causa dos SUVs. Tanto o hatch (foto em destaque) quando o fastback deram adeus por causa dos modelos maiores e das picapes. Além disso, o modelo da Ford era importado da Argentina e não estava vendendo tanto. Não deu para segurar.

Peugeot 308 e 408

O hatch 308 e o sedã 408 não estavam rendendo tanto nas vendas. Há um desafio para a Peugeot de fazer com que o pós-venda satisfaça o cliente. A mudança de imagem inclui, claro, a aposta nos SUVs. Aqui, aparecem os modelos 2008, 3008 e 5008.

Volkswagen Golf GTI e TSI

Na Europa, a oitava geração do Golf GTI foi apresentada, mas é pouco provável que chegue ao Brasil. É o resultado da queda de venda dos hatches médios. As versões 1.0 e 1.4 TSI pararam de ser fabricados e somente a versão híbrida Golf GTE da Volks chegou ao mercado. Enfim, os hatches médios, como Golf, Focus e 308 não fazem tanto sucesso. Só o Chevrolet Cruze Sport6 ainda resiste.

Ford Fiesta

O modelo começou a ser fabricado no país em 2014. Entretanto, com o fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo (SP) em junho de 2019, as versões hatch e sedã pararam de ser feitas.

Volkswagen Spacefox e Golf Variant

O brasileiro sempre gostou de peruas. Porém, elas não fazem tanto mais sucesso. Por isso, a Spacefox e a Golf Variant deixaram de ser fabricadas. No lugar delas, a Volkswagen aposta nos SUVs Nivus — que ainda está por vir — e T-Cross. Os números de vendas do T-Cross mostram que a decisão foi acertada.

Kia Picanto

No caso do Picanto, o mercado foi o responsável pela despedida porque era um carro importado. Assim, os impostos e o câmbio não deram trégua. A versão GT, com o salgado preço de R$ 60 mil, ainda tentou respirar, mas logo deixou de ser trazido pela Kia para o Brasil também.

Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso

As vendas estavam muito baixas, logo, não dava mais para insistir nos dois modelos. Seguindo a tendência, a aposta nas SUVs deve tomar conta da marca. E também o C4 Cactus, menina dos olhos da Citroën no Brasil por causa do sucesso de vendas.

Chevrolet Prisma e Prisma Joy

O sedã Prisma e o seu modelo de entrada, o Joy, não estão mais entre nós. Quer dizer, no primeiro caso, a Chevrolet lançou o Onix Plus com a função de dar fim ao sedã. A situação do Joy é só mudança de nome. Agora, é Onix Plus Joy. O visual é o mesmo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?