Pense bem antes de colocar só água no radiador do seu carro
O ideal é completar o nível do sistema de arrefecimento com um aditivo para proteger o motor. E você mesmo pode fazer isso
atualizado
Compartilhar notícia
Completar o nível do radiador somente com água da torneira é uma prática comum entre os motoristas. Porém, o hábito não é nada recomendável. O aconselhável é usar 50% de água e 50% de um aditivo chamado etilenoglicol.
Isso porque a água da torneira é composta por diversos minerais, entre eles, o cálcio. Com o passar do tempo, o elemento pode acumular no interior do motor. A aglomeração resulta no entupimento dos cilindros, prejudicando o sistema de refrigeração.
Outro ponto é a questão dos automóveis com injeção eletrônica. A maioria desses motores trabalham com temperatura acima dos 100°C. Assim, andar somente com água pode causar um superaquecimento.
E tem mais: o cloro também pode ser um problema. Tendo em vista que o componente químico consome o alumínio, que está presente em algumas peças, ocorre o perigo de corrosão.
Enfim, a solução não é tão complicada. Afinal, o etilenoglicol é encontrado no mercado com fórmula pronta. Isso é, já vem com o percentual correto de água e aditivo determinado pelo fabricante. Basta colocar para tratar bem seu veículo.