Estados Unidos têm projeto para liberar placa de carro com emojis
Caso está em estudo pela câmara estadual de Vermont. Na Austrália, as figurinhas já são permitidas desde o ano passado
atualizado
Compartilhar notícia
Os emojis, decididamente, tomaram conta da comunicação no mundo. E o último exemplo vem dos Estados Unidos. Um projeto de lei em Vermont, estado daquele país, permite a colocação das famosas figurinhas nas placas de carro.
Assim, se aprovado, o projeto faria de Vermont o primeiro estado norte-americano a promulgar uma legislação nesse sentido. Mas o projeto, na verdade, foi copiado de outro lugar: Queensland, na Austrália.
Foi de lá que um morador de Vermont tirou a ideia para sugerir à deputada estadual Rebecca White. A democrata apresentou para o comitê de transporte da câmara local na quarta-feira (29/01/2020). Os motoristas podem escolher um dos seis emojis que vão indicar na hora do registro do veículo.
As figuras serão um símbolo a mais nas placas dos automóveis. Elas não devem substituir números ou letras obrigatórios, que são designados pela Comissaria de Veículos a Motor ou pelo proprietário do veículo.
De acordo com o canal NBC 5, os cidadãos não são antipáticos à ideia. “Acho que é uma boa ideia. Não diria que é bom ou ruim. Não está machucando ninguém”, afirmou Pam Buck, uma das entrevistadas.
O projeto, na verdade, não limita quais os emojis podem ser usados. Atualmente, há mais de 3 mil desenhos registrados nas redes sociais. No caso do estado na Austrália, os tipos, que começaram a ser usados em março de 2019, são restritos.
Lá, somente as figurinhas rindo, sorrindo, piscando, amando ou usando óculos de sol foram permitidas. E os motoristas precisam pagar 336 dólares australianos para trocar a placa. Em Vermont, o valor ainda não foi definido.