metropoles.com

Covid-19: concessionárias garantem estoque de carros por 60 dias

De acordo com a Fenabrave, por enquanto, os estoques estão normais e um novo relatório só deve sair em abril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), por enquanto, não muda as projeções de crescimento para 2020. A entidade que representa mais de 7.100 concessionárias no país, porém, não descarta mudanças para o próximo relatório, em abril, por causa dos efeitos do novo coronavírus.

Em comunicado, o órgão garantiu estoques da rede para o período dos próximos 45 a 60 dias. Também se solidarizou com as vítimas da pandemia do Covid-19 e reforçou o empenho em colaborar para que a doença não se propague.

“Para isso, essa Federação já encaminhou comunicado às associações de marca e suas concessionárias filiadas, de todo o país, contendo medidas preventivas, orientadas pelo Ministério da Saúde, autoridades sanitárias e adaptadas à nossa realidade, de forma a garantir a saúde e a vida de todos os colaboradores e clientes do nosso setor”, diz a nota.

O setor automotivo começou a sentir os eventos do novo coronavírus. Fábricas de automóveis, por exemplo, adotaram o teletrabalho em alguns setores. Diversos salões de automóveis, como o de Nova York, também foram adiados.

Estoques normalizados

A Fenabrave afirma que nada aponta para a redução nos emplacamentos de veículos, como impacto do coronavírus. “Hoje, os estoques das concessionárias encontram-se normalizados, com garantia de abastecimento entre 45 a 60 dias, para os segmentos em geral”, informa a entidade.

“Caso haja falta de peças e componentes para a produção industrial, é provável que tenhamos queda nos estoques das redes, mas esperamos que a situação se normalize antes que faltem veículos nas concessionárias”, avisa.

“A Fenabrave manterá suas projeções para o ano de 2020 até o próximo mês de abril, quando revisará suas expectativas de mercado e, certamente, teremos um cenário e panorama mais claros, sobre a crise provocada pelo Covid-19”, termina a federação.

Na primeira projeção para 2020, a Fenabrave indicava novo crescimento das vendas, com o emplacamento de pouco mais de 3,05 milhões de unidades. A última vez em que o mercado ultrapassou a marca de 3 milhões ocorreu em 2014 — no total houve venda de 3,5 milhões de automóveis.

O crescimento esperado de veículos leves era de 9%. No caso dos pesados, o índice seria de 22,3%. E para motos, 9%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?