metropoles.com

Conheça quatro itens obrigatórios em carros a partir desta quarta

Cinto de 3 pontos, encosto de cabeça central, Isofix e controle de estabilidade devem estar em todos os veículos comercializados no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Cinto de segurança de três pontas
1 de 1 Cinto de segurança de três pontas - Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira (29/01/2020), os automóveis que forem fabricados ou vendidos em território brasileiro deverão contar com quatro itens obrigatórios de segurança. A mudança obedece a duas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e atingem todos os modelos, mesmo os populares.

Três deles são chamados de segurança passiva: cinto de segurança de três pontos, apoios de cabeça para todos os ocupantes e fixação do tipo Isofix para cadeiras infantis. Há também o de segurança ativa: o controle de estabilidade.

Este último ajuda o motorista no momento de movimento brusco, como frenagem, curva ou ultrapassagem. O controle de estabilidade só é ativado pelo volante, em contato com os sensores, em uma hora de perigo. É um instrumento considerado essencial, por exemplo, pela Latin Ncap, órgão especialista em testes de segurança.

Um dos itens mais importantes, segundo especialistas, é o cinto de três pontos. O equipamento faz com que a segurança aos passageiros seja bem maior em relação ao cinto subabdominal, que fica somente embaixo da barriga e não passa na frente do tronco. Atualmente, os carros mais novos têm em quase todas as posições. Somente o passageiro traseiro central, geralmente, não conta com ele. Agora, é obrigatório.

Reprodução/Internet
Isofix, sistema de fixação de cadeirinha no veículo

O Isofix, para a ancoragem das cadeirinhas de crianças, precisa de pontos específicos de fixação. Dois deles ficam na base da cadeira e dois se encontram no veículo, entre o assento e o banco de trás. Ainda há um gancho no bebê-conforto que precisa ser ligado diretamente ao carro (pode ser no chão, atrás do encosto ou na lateral).

É o item mais complexo porque todas essas ancoragens precisam ser feitas na estrutura dos bancos ou mesmo no monobloco. Entretanto, já é usado no mundo inteiro como equipamento mais seguro para as crianças menores.

Por fim, o encosto para cabeça, apesar de parecer sem importância, é essencial para maior proteção do pescoço. Principalmente em casos de colisão traseira.

Ajustes

Nos automóveis já produzidos e comercializados no Brasil, mas que terão pequenas atualizações — mudança de ano e modelo, por exemplo —, as alterações só estão previstas para 2022.

Até o último dia antes da obrigatoriedade, alguns modelos ainda não tinham todos ou algum dos itens. Eram eles os Volkswagen Fox, Gol, Saveiro (cabine dupla), Up e Voyage; o Citroën C3; os Fiat Doblò, Grand Siena e Strada; o Nissan March e o Renault Kwid.

Todas as fabricantes, porém, afirmaram que os projetos serão adaptados para chegarem ao mercado obedecendo as novas regras.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?