Conheça a cidade em que semáforo demora mais se você buzinar
Polícia de Mumbai, na Índia, testa sistema para tentar diminuir o barulho em um dos locais com maior poluição sonora no mundo
atualizado
Compartilhar notícia
“Bem-vindos, nós somos a capital mundial da buzina!”. Assim começa o vídeo da polícia de Mumbai, na Índia, para explicar por que fez um teste a fim de diminuir o barulho na cidade. Nos semáforos de lá, um equipamento foi instalado para forçar os motoristas a serem mais pacientes.
A ideia das autoridades é mostrar que não adianta ficar impaciente no sinal vermelho e buzinar. Assim, diminuiria uma das maiores poluições sonoras do mundo, em uma cidade com quase 20 milhões de habitantes.
O aparelho é um temporizador de 90 segundos que mede o barulho. Se o ruído chegar a 85 decibéis, o marcador volta ao tempo inicial. Ou seja, os condutores precisam esperar mais tempo parados.
Horn not okay, please!
Find out how the @MumbaiPolice hit the mute button on #Mumbai’s reckless honkers. #HonkResponsibly pic.twitter.com/BAGL4iXiPH— Mumbai Police (@MumbaiPolice) January 31, 2020
No vídeo, a polícia fala sério, mas faz ironia. “Aqui, as pessoas buzinam quando estão no sinal vermelho. Talvez eles pensem que buzinando, o sinal vermelho fique verde…”, diz o narrador.
Ao lado do “punishing signal” (sinal punitivo), os dizeres: Buzine mais, espere mais. De acordo com o site Interesting Engineering, os testes foram feitos em novembro e dezembro de 2019, e ainda há discussões para ver se e como o método será aplicado.
A própria polícia indiana começou a tirar algumas dúvidas da população. Pelo Twitter, um cidadão perguntou o que fazer se os pais estiverem levando uma criança para o hospital, em uma emergência, ou uma grávida estiver prestes a dar à luz.
As autoridades afirmaram que um “corredor verde” foi pensado para esses casos. E um telefonema ou um tuíte pode acionar na mesma hora uma ajuda oficial para esse tipo de situação.