metropoles.com

Carro novo, seminovo ou usado: veja dicas para escolher o seu

O veículo zero-quilômetro pode ser o sonho de muita gente, mas nem sempre será vantajoso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano / Metrópoles
Carros
1 de 1 Carros - Foto: Rafaela Felicciano / Metrópoles

A hora de comprar um carro é sempre um momento de decisão. Principalmente se o consumidor ainda não se decidiu se prefere um novo, um seminovo ou um usado. Sim, porque nem sempre é um bom negócio ter um veículo zero-quilômetro.

Há vantagens e desvantagens em cada categoria. Não existe uma resposta definitiva porque a pergunta leva em conta variáveis: o objetivo da compra, a necessidade de se ter um veículo, o dinheiro em conta ou se o pagamento será à vista ou a prazo.

Vale a pena também considerar o momento econômico vivido no país, as taxas de juros cobradas e até o tempo que você quer dedicar na manutenção do automóvel.

Confira os prós e os contras de adquirir o bem em cada uma das situações:

Carros novos

Vantagens
Ir à concessionária e escolher um automóvel zero-quilômetro tem um valor que está além do palpável: é o psicológico de ver o dinheiro conquistado com suor se transformar em um produto de sonho. Mas não é só a parte subjetiva que deve ser levada em conta em um momento tão importante.

Ter a garantia de fábrica, que varia de três a cinco anos, pode valer muito a pena porque é uma segurança a mais. Há também o fato de o consumidor não precisar se preocupar com a manutenção durante um bom tempo e a burocracia ser menor. Geralmente, a concessionária cuida de todos os pormenores junto ao Detran, por exemplo.

Existe também vantagens financeira. Normalmente, é mais fácil conseguir um financiamento com taxas menores nos automóveis novos. Assim como é possível conseguir bons descontos e bônus, como o IPVA do primeiro ano pago. Aí, a questão é pechinchar e pedir. Por fim, na hora de revender, é muito mais fácil passar para frente um carro de dono único e que não seja tão antigo.

Desvantagens
Se a pessoa considera o carro zero-quilômetro como um investimento, a aquisição dele se torna uma desvantagem em si. O principal contra, nesse caso, é a desvalorização exagerada assim que o bem sai da concessionária.

No geral, o preço de um automóvel cai entre 10% e 15% logo no primeiro ano. Em uma olhada rápida na tabela Fipe, isso fica evidente. Um Ford Ka+ Sedan 1.0 SE/SE Plus TiVCT Flex, quatro portas, por exemplo, sai por um valor médio de R$ 49.420. O modelo 2019 pode ser comprado por R$ 43.456.

E a queda segue grande nos três primeiros anos. Assim, se o consumidor pensar em adquirir um zero-quilômetro e vendê-lo nesse período, é bom pensar de novo para não perder tanto dinheiro.

Seminovos e usados

Vantagens
O seminovo é definido por ser um carro que já saiu da concessionária e rodou – mesmo que seja pouco. A maior vantagem, sem dúvida, é que você pode conseguir um modelo muito pouco usado por um preço bem melhor. Por isso, é bom fazer as contas e pesquisar para ver se realmente vale e pena financeiramente.

É possível conseguir um modelo com diversos opcionais, como ar-condicionado e câmbio automático, e pagar menos do que um zero-quilômetro sem os mesmos benefícios.

O cliente também fica satisfeito porque não vai bancar a desvalorização imediata de um novo e, mesmo assim, pode ter a garantia de fábrica — só é preciso ficar atento aos pormenores do contrato e se a montadora fala sobre o assunto.

Desvantagens
O grande problema é não ter certeza de que o carro se encontra em bom estado. Mesmo que ele seja seminovo, caso o consumidor não conheça o dono anterior, não é possível saber se o automóvel tem algum problema, se foi “bem tratado” e se existe algum desgaste exagerado.

O melhor a se fazer é procurar um mecânico e pedir para uma revisão geral antes da compra. Também é bom exigir o manual para ver se as primeiras revisões foram feitas de acordo com o que é pedido pela fábrica. Observar a quilometragem se torna outro ponto de destaque na hora da compra.

Outro contra é a forma de se adquirir o bem. Do mesmo modo que as concessionárias dão facilidades para o pagamento, o mesmo não acontece com um seminovo. Geralmente, não são tantas parcelas, o que pode pesar na hora do orçamento de casa.

Dicas

De uma forma ou de outra, tenha em mente algumas dicas que são muito úteis na hora da decisão e da compra.

  • Pesquisar nunca é demais. Compare modelos e preços e use a tabela Fipe;
  • Não deixe de fazer o test drive. Se puder levar um mecânico de confiança (no caso de seminovos e usados), melhor ainda;
  • Leve em consideração valores de impostos, licenciamento, consumo na hora e valor do seguro de fazer as contas;
  • Peça documentação e pesquise por multas, no caso de seminovos e usados;
  • Olhe na internet para ver a loja da qual você está comprando.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?