Que Carnaval é meu? Conheça a folia ideal para o seu gosto
Do rock ao funk, passando pelos ritmos afro-brasileiros. Todas as músicas encontram lugar na festa em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Os brasilienses não terão do que reclamar durante o Carnaval de 2018. Eventos com atrações diversificadas, para agradar a todos os gostos e bolsos, vão tomar conta da capital. Do rock ao movimento tropicalista, passando pelos tradicionais samba e frevo, e os atuais funk, axé e sertanejo. Todos os ritmos encontram lugar na festa de Momo do Distrito Federal.
Um bloco diferentão que surgiu em 2017 e fez o maior sucesso com os brasilienses foi o Eduardo & Mônica. A banda, formada por Marquinho Vidal (Capitão do Cerrado), Meolly Rony (Meolly Folk e Dowjones) e Diogo Vilar (O Bando), dá nova roupagem aos principais sucessos do rock nacional. Os músicos misturam os batuques e tamborins do Carnaval a clássicos de bandas como Titãs, Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial.Durante o Carnaval 2018, os blocos alternativos estarão espalhados pelas ruas de Brasília. Se der uma volta no Setor Bancário Sul (SBS), o público irá encontrar o tropicalismo de Caetano, Gil e Gal, no Bloco das Divinas Tetas. Já no Parque da Cidade, ritmos de origem afro-brasileira como samba-reggae e maracatu são o destaque do Bloco Agô, com shows do Grupo Cultural Batukenjé e do Afoxé Ode Igbo.
Dois blocos voltados para o público LGBT vão parar a cidade: Tuthankasmona – Tombando a Pyramide e Montadas – o Bloco da Diversidade. Nos dois eventos, a ordem será o respeito a todas as formas de amar. Tudo com muito glitter, purpurina e alegria.
Blocos tradicionais
Os que preferem seguir grandes trios elétricos ao som de hits do axé, funk e forró podem seguir o Raparigueiros ou a Baratona. Neste ano, ambos irão se concentrar no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha.
Os saudosos do Carnaval pernambucano curtem o Galinho de Brasília. Um dos mais antigos (e irreverentes) da cidade, o Pacotão mistura folia e crítica social. O público aproveita as fantasias para mandar recados aos governantes.
Festas pagas
Por fim, para quem deseja curtir o feriado ao som de grandes nomes da música contemporânea, as festas pagas são boas opções. O Carnaval do Parque, por exemplo, traz para Brasília Alok, MC Kevinho, Simone & Simaria, Saulo, Léo Santana e Xand Avião, entre outros. Já o TAJ Brasília aposta em atrações locais como Thiago Nascimento, DJ A, DJ Hugo Drop, Adriana Samartini e o grupo Calma Amor.
A Victoria Haus prepara um Carnaval embalado pela música eletrônica. O lineup é composto pelos DJs Gra Ferreira (TW), Ennzo Dias, Neto Cruz, Bruno Trevisan, Iagor Arruda, Rayan Milhomem e Collevatti.
Os roqueiros de plantão também têm lugar no Carnaval de Brasília. A 17ª edição do tradicional Carnarock Festival terá cinco dias. O Poizé Pub (305 Norte) abriga o evento.