metropoles.com

Gol impede viajantes com conjuntivite de deixar Salvador após Carnaval

A capital baiana passa por um surto da doença e, em razão disso, turistas estão enfrentando problemas no aeroporto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
140615MM_Aeroporto005
1 de 1 140615MM_Aeroporto005 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Carnaval acabou há dois dias, mas até esta sexta-feira (18/2) turistas estão presos em Salvador (BA) sem conseguir voltar para casa. Isso porque a Gol está impedindo passageiros com conjuntivite de embarcar da capital baiana. A cidade enfrenta uma epidemia da doença, segundo a Secretaria de Saúde. No entanto, a pasta afirma que o veto partiu exclusivamente da companhia aérea.

Mesmo assim, um comunicado oficial foi enviado pela empresa aos clientes. Nele, há a determinação de que, em caso de conjuntivite, apenas passageiros com atestado médico comprovando tratar-se de infecção bacteriana (doença não contagiosa), e não viral, poderão embarcar (veja abaixo). O operador petroquímico Renan Romão Bueno estava em Salvador e presenciou uma família, com dois filhos, sendo retirada de dentro da aeronave com destino a São Paulo.

“Antes eles não tinham avisado da proibição e muita gente foi pega de surpresa. Eu estava sentado na cadeira da frente e vi quando a família entrou e a comissária foi discutir com o comandante que eles estavam com os olhos vermelhos. O piloto, então, mandou todo mundo descer por questão de saúde pública. O pessoal ficou revoltado e começou a discutir “, contou ao Metrópoles.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que também não determinou às companhias aéreas qualquer proibição em relação a passageiros com a doença. Porém, afirmou que as empresas têm autoridade para isso e podem impedir o embarque de pessoas em situações de risco à saúde pública.

Em nota, a Gol disse que recomenda a seus clientes com diagnóstico de conjuntivite a “entrarem em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 704 0465 para verificarem os procedimentos de remarcação de voos. A companhia reforça a adoção de todas as medidas necessárias para minimizar os possíveis impactos aos passageiros”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?