Pacotão sai pelo centro de Brasília no último dia de carnaval
Bloco começa a concentração na 302/303 Norte e, este ano, critica o racionamento, que nesta terça (28/2) começou no Plano Piloto
atualizado
Compartilhar notícia
Ao som de uma banda e com a irreverência de sempre, os foliões do Pacotão fazem o esquenta na 302/303 Norte, de onde o bloco sai na tarde desta terça-feira (28/2). Tem caminhão-pipa na quadra, mas não é por causa da estreia do racionamento de água na região. O veículo vai abrir o bloco tradicional de Brasília que, neste ano, tem como tema central a crise hídrica no DF.
A chuva e um erro de cálculo na altura do trio elétrico que puxou o bloco no domingo (26) prejudicaram o primeiro dia da folia. Para a tarde desta terça, a organização providenciou um outro veículo, que vai fazer o percurso nos trechos onde houve o problema relacionado à altura.
Por volta das 16h, o bloco deixa a comercial da 302/303 Norte em direção à Via W3. O trio segue pela contramão até o destino final, na 504 Sul. Quem estava na quadra por volta das 13h30 era o Rei Momo de Brasília, Antônio Jorge de Sales, que também é o autor da música que embala o Pacotão nesta edição.
Intitulada “Banho Theco”, a paródia é uma crítica à crise hídrica vivida no DF. “A falta de gestão, de investimentos e de planejamento nos levaram a isso. Os governos falharam e quem está pagando é a população”, disse Antônio Jorge.Outro rei que está na quadra é Roberto Carlos, ou melhor, Amâncio da Silva, 68 anos. “Deixei o navio para vir pular carnaval em Brasília”, brinca o gráfico e músico, lembrando que o mais importante do carnaval do Pacotão é a irreverência.
O responsável pelo caminhão-pipa é o presidente Itamar Franco. “Ressuscitei para resolver o problema de água no DF”, satiriza o corretor Jafé Torres, que se caracteriza como o presidente desde 1993 no bloco.
E não é só Pacotão que vai arrastar os foliões pelas ruas de Brasília nesta terça. A capital tem 28 eventos programados para o último dia de folia. Entre eles, Alvorada do Planalto (na frente do Clube Vizinhança da 108/109 Sul), Essa Boquinha eu já Beijei (no Setor Comercial Sul), Pipoka Azul (entre a Torre de TV e a Funarte), Menino de Ceilândia (na CNM 1), Espírito Celta (na Praça dos Prazeres, na 201 Norte) e Baratinha (no Estacionamento 12 do Parque da Cidade).
Fazem parte ainda da programação do último dia oficial de carnaval os blocos Raparigueiros e Baratona, ambos no Eixão Sul. Só não esqueça das capas de chuva, pois o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que São Pedro não dará trégua na tarde desta terça.