metropoles.com

Carnaval do DF teve 1,5 milhão de foliões, menos do que o esperado

Os números são do GDF. Dos blocos de rua, o que teve maior público foi o Raparigueiros, que reuniu 350 mil no Eixão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
raparigueiros
1 de 1 raparigueiros - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) reuniu todo o secretariado na tarde desta quarta-feira (1º/3), no Palácio do Buriti, para apresentar à imprensa um balanço do carnaval em Brasília. Nos cálculos do Governo do Distrito Federal, 1,5 milhão de foliões participaram da festa na capital. Desses, 1,2 milhão nos blocos de rua e outros 300 mil em eventos fechados, como o do Parque da Cidade, que contou com 40 mil foliões.

O bloco Raparigueiros (foto no alto) foi o que teve o maior público, estimado em 350 mil. O Babydoll de Nylon foi seguido por 160 mil pessoas; o Galinho de Brasília, por 35 mil; o Aparelhinho, por 6 mil; o Essa Boquinha Eu Já Beijei, por 4,5 mil. Já a Praça dos Prazeres (201/202 Norte) recebeu 8 mil pessoas durante a festa.

10 imagens
Babydoll de Nylon
Em 2019, ele retorna com novidades
Galinho de Brasília
Galinho de Brasília
Galinho de Brasília
1 de 10

Compareceram cerca de 150 mil pessoas no ano passado

Giovanna Bembom/Metrópoles
2 de 10

Babydoll de Nylon

Giovanna Bembom/Metrópoles
3 de 10

Em 2019, ele retorna com novidades

Giovanna Bembom/Metrópoles
4 de 10

Galinho de Brasília

Felipe Menezes/Metrópoles
5 de 10

Galinho de Brasília

Felipe Menezes/Metrópoles
6 de 10

Galinho de Brasília

Giovanna Bembom/Metrópoles
7 de 10

Essa Boquinha Eu Já Beijei

Felipe Menezes/Metrópoles
8 de 10

Essa Boquinha Eu Já Beijei

9 de 10

Essa Boquinha Eu Já Beijei

Guilherme Sadeck/Metrópoles
10 de 10

Essa Boquinha Eu Já Beijei

Felipe Menezes/Metrópoles

Menos do que o esperado
No total, o número de foliões foi menor do que o esperado, diminuição atribuída às chuvas que caíram sobre a cidade nos dias de folia. Entretanto, a festa foi mais diversificada. “Uma novidade foi a existência de blocos carnavalescos em diferentes regiões administrativas do DF”, afirmou o secretário de Cultura, Guilherme Reis.

A participação da iniciativa privada no financiamento do carnaval deste ano foi expressiva. Rollemberg destacou que o GDF investiu nos blocos e demais eventos, de forma direta, um total de R$ 880 mil, enquanto R$ 1,5 milhão chegaram por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Ocorrências policiais
De acordo com a Secretaria de Segurança, entre sábado (25/2) e terça-feira (28/2), foram registradas 500 ocorrências policiais, “a maioria de furtos, crimes não violentos”, segundo a secretária de Segurança Pública, Márcia de Alencar Araújo.

A proporção foi de 49 ocorrências a cada 100 mil foliões. O número é 28% menor do que o do carnaval do ano passado, quando houve 58 ocorrências para cada 100 mil foliões.

No bloco Raparigueiros, a Polícia Militar recolheu 20 facas. Rollemberg adiantou que, em 2018, tanto esse bloco quanto a Baratona vão mudar de lugar, devido ao aumento de público em ambos. Não disse, porém, qual será o novo espaço.

Motoristas apreendidos
De acordo com o Detran DF, 245 motoristas foram apreendidos. No entanto, não houve nenhum acidente de trânsito grave nas áreas em que desfilaram os blocos. O órgão registrou 160 autuações de trânsito.

Nas rodovias, aconteceram cinco acidentes com morte, mas não estavam relacionados aos blocos e, sim, ao feriado.

Em relação à presença de turistas no carnaval brasiliense, o secretário de Turismo, Jaime Recena, afirmou que ainda não tem dados oficiais, mas adiantou que “houve aumento expressivo”. Segundo ele, 100% dos turistas entrevistados em pesquisa encomendada pelo GDF afirmaram que voltariam a Brasília no carnaval.

Todas as empresas colocaram ônibus nas ruas durante o feriado. O metrô funcionou todos os dias. Houve problema de transporte no bloco Raparigueiros pelo expressivo número de foliões, o que provocou um aumento de público na Rodoviária do Plano Piloto e gerou alguma confusão, mas o transporte funcionou igual a outros dias, afirmou o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?