Carnaval confirma Praça dos Prazeres como o local mais fervido do DF
O espaço, que possui 300 metros quadrados, virou ponto de concentração de pelo menos 11 blocos de rua neste ano
atualizado
Compartilhar notícia
Uma área de 300 metros quadrados, localizada entre os blocos A e B da quadra comercial da 201 Norte, virou o principal point do carnaval brasiliense. Trata-se da Praça dos Prazeres, que abriga 11 blocos carnavalescos ao longo de 12 dias, em 2017.
“É um espaço de resistência, no qual vivemos muitas atividades culturais”, conta a produtora Ju Pagul. Não é para menos. O local faz parte da noite brasiliense há pelo menos 10 anos, quando serviu de porta de entrada ao saudoso Balaio Café.
O bar era conhecido como a Casa dos Prazeres e o apelido acabou indo para a pracinha.
Ju Pagul
O Balaio, que atendia sob o nome de café, era também boate, cineclube, espaço de exposição e biblioteca. Além disso, promovia eventos como brechós, feiras de produtos locais e aulas de capoeira na praça. O ponto comercial fechou em 2015 depois de acumular R$ 30 mil em multas recebidas em decorrência da Lei do Silêncio.
Respira cultura
Com a chegada do carnaval, alguns blocos carnavalescos alternativos da capital utilizaram o espaço como ponto de concentração. Só nessa quinta-feira (23), passaram por lá o bloco Bora Coisar, com ritmos do norte brasileiro e do Caribe, e o Bora pra Cuba, com músicas do país caribenho e venda de bebidas típicas da região.
Para o feriado, estão programadas festas todos os dias. Neste domingo (26), é a vez do Bloco das Perseguidas, que sai às 16h. Na segunda (27), o Bloco do Quadrado ocupa o espaço; na terça (28), é a vez do medieval Espírito Celta.