Bloco Raparigueiros tem brigas e esfaqueados no Eixão
Na comemoração de 25 anos, o grupo lotou o Eixão Sul, mas diversos focos de confusão foram registrados
atualizado
Compartilhar notícia
As brigas marcaram os blocos Raparigueiros e, Baratona no fim da tarde e na noite desta terça-feira (28/2). Na comemoração de 25 anos do grupo, 180 mil foliões lotaram o Eixão Sul, e dezenas de focos de confusão deram trabalho para a Polícia Militar. Para apartar os baderneiros, PMs precisaram usar gás de pimenta e cassetetes.
Ainda assim, ao menos três pessoas foram esfaqueadas e precisaram de atendimento dos bombeiros. Em alguns momentos, a música chegou a ser interrompida por causa da confusão. Um dos agressores foi preso pela PM. O rapaz, de 18 anos, já tinha cinco passagens pela polícia, por crimes como roubo e porte de drogas.Os casos de agressão entre os foliões se intensificaram a partir das 18h. Para tentar evitar ferimentos graves, a Polícia Militar passou a recolher garrafas de vidro e materiais que pudessem ser usados como armas. Facas chegaram a ser apreendidas.
Em outro episódio, pessoas que estavam no trio foram atacadas por um enxame de abelhas. Um folião, que é alérgico, passou mal e foi socorrido por brigadistas. Aparentemente, os insetos saíram de uma colmeia de uma das árvores ao longo da via.
Episódios violentos também ocorreram no primeiro dia de desfile do Raparigueiros. Entre as 23h de domingo (26) e as 19h de segunda (27), foram registradas 14 ocorrências de esfaqueamento . O Hospital de Base (HBDF), por exemplo, recebeu 10 pacientes feridos por arma branca, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública.
A maioria das ocorrências foi relacionada aos blocos Raparigueiros e Baratona, que reuniram 180 mil foliões no Eixão Sul na noite de domingo.
Nem tudo foi violência
Apesar da confusão no Eixão, também houve muita festa no DF. No último dia oficial de folia, as comemorações tiveram início pela manhã desta terça-feira (28), com o bloco Os Primeiros, no Sesc do Guará. Mais cedo, o Calango Careta saiu na 408/409 Norte. Foram cadastrados pela Secretaria de Cultura para hoje 26 eventos de carnaval.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, os blocos Raparigueiros (Eixo Sul 110/210), Baratinha (no Estacionamento 12 do Parque da Cidade), Pacotão (CLN 302/303), Meninos de Ceilândia (na CNM 1) e Essa Boquinha Eu Já Beijei (no Setor Comercial Sul) são as principais atrações. Juntos, eles concentravam, até as 17h30, um público de aproximadamente 26 mil pessoas. Porém, há uma alteração constante no número, que aumenta à noite.
Também saíram às ruas nesta terça os blocos Alvorada do Planalto (na frente do Clube Vizinhança da 108/109 Sul), Pipoka Azul (entre a Torre de TV e a Funarte) e Espírito Celta (na Praça dos Prazeres, na 201 Norte).
Serviço de limpeza e atendimentos a urgências de saúde
Para retirar a sujeira deixada após os eventos, a limpeza dos locais teve início ainda durante as festividades. De acordo com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), das 17h de segunda (27) até as 17h de terça (28), foram recolhidas mais de 17 toneladas de lixo. Nos quatro dias oficias, foram quase 69 toneladas.
Na área da saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 10 ocorrências de menor gravidade, sem necessidade de transferência para os hospitais. Nove foram por excesso de bebida alcoólica e uma relacionada à agressão física.
O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) não registrou nenhum atendimento de maior gravidade nesta terça (28). Já o Hospital de Base teve 19 atendimentos. Desses, seis foram por agressão física, um ferido por arma de fogo, um por arma branca, sete por quedas e quatro vítimas de acidente automobilístico.
A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude não registrou nenhuma ocorrência de violação de direitos de crianças e adolescentes entre ontem e hoje.
Ônibus, metrô e ocorrências policiais
Até o momento, não foram registrados atrasos nos ônibus que partem da Rodoviária do Plano Piloto. Segundo a Polícia Militar, as estações de metrô Galeria e Central recebem reforço para garantir a dispersão tranquila dos foliões.
Entre a zero hora de sábado (25) e as 16h desta terça (28), a Polícia Civil registrou 500 ocorrências. A maior parte relaciona-se a furtos diversos (263), como de celulares (36). Além desses, houve 54 roubos a pedestres, quando há ameaça. Os casos de lesão corporal dolosa, em geral fruto de brigas, foram 23.
A Polícia Civil ressalta que os números, mesmo dos dias já passados, podem se alterar em razão de novas notificações feitas somente depois das datas dos ocorridos. Se o registro for pela internet, há um lapso de tempo ainda maior entre o registro e o processamento do dado pelo setor de estatística da corporação.
Até o momento, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) teve 79 infrações de trânsito: 46 por falta de cinto de segurança, 12 por estacionamento irregular e 21 por motivos diversos. Os agentes recolheram 77 veículos ao depósito por apresentarem situação irregular. (Com informações da Agência Brasília)