Bloco promove carnaval para pacientes com transtornos mentais
O Amai-vos Uns Aos Loucos vai promover um desfile em Taguatinga nesta quinta-feira (23/2)
atualizado
Compartilhar notícia
A música “Balada do Louco”, de Os Mutantes, virou uma espécie de hino para chamar a atenção aos transtornos mentais. Uma iniciativa de hospitais clinicas psiquiátricas do Distrito Federal quer aproveitar o carnaval para conscientizar a sociedade sobre o tema. O bloco Amai-vos Uns Aos Loucos reúne pacientes e comunidade em um desfile, nesta quinta-feira (23/2), em Taguatinga.
Pacientes com transtornos psiquiátricos graves, familiares e a comunidade vão fazer um percurso simbólico entre o Hospital São Vicente de Paulo e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs). Para a psicóloga Mariana Tavares Rabelo, o bloco tem importante função no tratamento.
Alunos de psicologia participarão do bloco. Eles trabalham no Hospital São Vicente de Paula, auxiliando no tratamento dos internados. “Uma ação como essa cria um sentimento de inclusão e melhora a autoestima do paciente, o que vai contribuir para que ele volte mais rapidamente ao convívio em sociedade e para a sua família”, explica Roberval Ignácio, coordenador do curso no IESB.A maioria deles sofre com o isolamento social. Além disso, vamos lembrar a todos que esses pacientes são pessoas e merecem tratamento digno
Mariana Tavares Rabelo, psicóloga
Os estudantes de moda da instituição desenharam 50 fantasias para que todo mundo se divirta caracterizado. O tema, escolhido pelos próprios pacientes, foi “fundo do mar”. Serão siris, sereias e peixes dando um colorido especial à ação.