metropoles.com

Zúñiga acusa presidente de orquestrar autogolpe na Bolívia

Juan José Zúñiga afirmou que Luis Arce combinou suposta farsa com ele com o objetivo de aumentar a popularidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gaston Brito Miserocchi/Getty Images
Imagem colorida de exército concentrado durante tentativa de golpe na Bolívia
1 de 1 Imagem colorida de exército concentrado durante tentativa de golpe na Bolívia - Foto: Gaston Brito Miserocchi/Getty Images

Juan José Zúñiga, general e ex-comandante do Exército da Bolívia que tentou destituir, nesta quarta-feira (26/6), o presidente Luis Arce do poder, acusou o líder nacional de ter combinado o golpe com ele.

“No domingo, na escola La Salle, me encontrei com o presidente e ele me disse que a situação está muito complicada”, afirmou Zúñiga. O general disse ainda que recebeu autorização do presidente para levar blindados às ruas. As informações são da Associated Press.

Zúñiga foi preso por tentar o golpe de Estado e afirmou que a intenção do presidente com o autogolpe seria aumentar a própria popularidade.

O ex-comandante levou soldados e blindados para as ruas. Houve uma concentração na Praça Murillo.  Zúñiga chegou a anunciar o golpe de Estado enquanto autoridades nacionais denunciavam a tentativa.

“O país não pode mais seguir assim”, disse Zúñiga a repórteres na Praça Murillo, próximo ao palácio presidencial em La Paz.

Em um dos momentos mais emblemáticos desta quarta na Bolívia, Arce confrontou Zúñiga no palácio presidencial e ordenou que o general retirasse as tropas do local. O poder foi mantido e um novo comandante do Exército foi para as tropas nomeado. José Wilson Sánchez determinou que todos os soldados que estavam na rua retornassem aos quartéis.

Líderes locais e de outros países saíram em defesa do governo eleito. No país, o ex-presidente Evo Morales afirmou que havia uma trama golpista em curso e se posicionou contra a iniciativa.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?