Zé Maria Tapajós (MDB) é eleito prefeito de Santarém (PA)
Prefeito eleito já foi vice duas vezes e assumirá a cadeira pela primeira vez. Empresário de 68 anos começou carreira política como vereador
atualizado
Compartilhar notícia
Zé Maria Tapajós (MDB) foi eleito prefeito de Santarém (PA) neste domingo (27/10). Ele superou o candidato JK do Povão (PL). Os números serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (27/10).
Tapajós teve 52% dos votos válidos no segundo turno, contra 48% do JK do Povão.
Os dois travaram uma disputa acirrada desde o primeiro turno, quando a contagem dos votos nas urnas revelaram que Tapajós teve 49,73% da confiança dos eleitores e Povão, 41,92%.
Santarém é um município de grande extensão territorial: 17.898 km². É um espaço mais de dez vezes o tamanho da cidade de São Paulo. No município paraense residem aproximadamente 332 mil pessoas, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Zé Maria Tapajós é empresário e também político. O político de 68 anos iniciou a carreira pública como vereador de Santarém, onde foi presidente da Câmara de Vereadores por quatro mandatos consecutivos. Ele concorreu à cadeira de prefeito em 2012, mas sem sucesso.
O político chegou à prefeitura da cidade em 2016, mas na condição de vice-prefeito de Nélio Aguiar, com quem foi reeleito em 2020. Tapajós chegou a assumir uma cadeira de deputado estadual do Pará no começo de 2021, quando um dos membros da casa a deixou para ser prefeito.
Confira página especial das eleições 2024