ZCAS: conheça fenômeno que faz chuvas bombarem no verão
Fenômeno impulsiona chuvas no verão, com umidade originada no Norte do Brasil, que segue para o Sudeste
atualizado
Compartilhar notícia
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um sistema meteorológico que aumenta o volume e a frequência de chuvas em regiões do Brasil. Ela é mais comum no fim da primavera e durante o verão.
A ZCAS influencia nas chuvas principalmente em partes das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e até em uma porção do Nordeste. Quanto à Região Sul, não é comum que a ZCAS cause impacto, mas isto pode ocorrer, conforme a Climatempo.
Neste verão, estação iniciada no dia 21 de dezembro, já houve três ZCAS, incluindo a que está se formando e vai influenciar as chuvas até a próxima quinta-feira (9/1). Do último sábado até a quinta são esperadas chuvas volumosas em algumas regiões do Brasil.
A principal característica da ZCAS é uma extensa faixa de nuvens que vai do sul da Amazônia até o Sudeste do Brasil.
Conforme a Climatempo, para a ocorrência da ZCAS é necessária uma combinação interativa de ventos de vários sistemas meteorológicos atuando simultaneamente.
A ZCAS se forma mediante o comportamento dos ventos em altos e baixos níveis da atmosfera combinado com a formação de uma frente fria, de um centro de baixa pressão, ou até mesmo de uma área alongada de baixa pressão, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Veja os elementos que formam a ZCAS:
A umidade do Norte do Brasil, sobretudo da Amazônia, é um importante fator para as chuvas no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Quando a ZCAS atua, a umidade originada no Norte do país se desloca com maior intensidade para o Sudeste.
A ZCAS pode se manter em diferentes posições um pouco mais para cima ou para baixo. A depender desta posição, os estados da Bahia e do Paraná terão o comportamento das chuvas influenciado pela ZCAS.
Atualmente, o Brasil está sob a influência de uma ZCAS. É a primeira do ano, mas a meteorologia prevê que em algumas regiões os acumulados de chuva alcancem até 200 milímetros (mm) no período de cinco dias.