metropoles.com

Veja como foi peregrinação de Zanin por Senado em busca de apoio antes da sabatina

Cristiano Zanin foi indicado para assumir a vaga de Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal após aposentadoria do ministro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida mostra advogado Cristiano Zanin - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra advogado Cristiano Zanin - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O advogado Cristiano Zanin realizou uma peregrinação pelo Senado Federal esta semana em busca de apoio político antes da sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) marcada para acontecer no dia 21 de junho. O jurista foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski logo após a sua aposentadoria.

Para assumir a vaga de ministro do STF, Cristiano Zanin precisa da aprovação da maioria absoluta do Senado, 41 votos dos 81 parlamentares, para tomar posse. Entretanto, senadores ainda podem barrar a nomeação do nome indicado pelo presidente Lula.

Dessa forma, o advogado tem se encontrado com políticos influentes para conquistar os votos necessários para aprovação do seu nome no Senado.

4 imagens
Zanin realiza visita em gabinetes de senadores em busca de apoio
Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula para a vaga do STF deixada por Lewandowski, passa a terça-feira peregrinando por gabinetes
Lula e Zanin
1 de 4

Davi Alcolumbre, Cristiano Zanin e Rodrigo Pacheco

Divulgação
2 de 4

Zanin realiza visita em gabinetes de senadores em busca de apoio

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 4

Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula para a vaga do STF deixada por Lewandowski, passa a terça-feira peregrinando por gabinetes

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 4

Lula e Zanin

Reprodução

Reuniões

Na segunda-feira (12/6), Zanin teve uma reunião importante com o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP), e com o presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Em busca de aprovação, Zanin também se encontrou nessa terça (13/6) com o senador Otto Alencar (PSD-BA) para discutir apoio para a sua aprovação no Senado. Logo após a reunião, o parlamentar, líder da legenda, indicou apoio ao advogado. A bancada do PSD é a maior na Casa, com 15 senadores.

Depois do PSD, as maiores bancadas do Senado são: PL com 12 senadores, MDB com 10 e União Brasil e PT empatados com 9 parlamentares cada um. Para conseguir aprovação, Zanin realizou reuniões com congressistas da bancada evangélica e conservadora da Casa.

Ele circulou bastante pela Casa Alta ao longo do dia.

Zanin também se reuniu com os senadores Alessandro Vieira (PSDB-SE), Eduardo Braga (MDB-AM), Hiran (PP-AM), Lucas Barreto (PSD-AP), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Plínio Valério (PSDB-AM), Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), Fabiano Contarato (PT-ES), Jader Barbalho (MDB-PA), Nelsinho Trad (PSD-MS), Rogério Carvalho (PT-SE) e Wellington Fagundes (PL-MT) nessa terça.

Além disso, o postulante a vaga no STF também marcou uma reunião com a bancada feminina do Senado.

Evangélicos

O advogado Cristiano Zanin almoçou, na última semana, com o presidente da bancada evangélica do Senado, Carlos Viana (Podemos-MG), e com o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), ex-presidente da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso, em busca de apoio.

Durante cada visita, Zanin tem entregado o seu currículo com a sua trajetória descrita ao longo de oito páginas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?